Atendimentos presenciais ocorrem em praças e no campus, com foco em contribuintes de baixa renda
Criciúma
A Unesc está oferecendo atendimento gratuito para auxiliar a população na declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) de 2024. A ação ocorre em Criciúma e outras cidades da região, por meio do curso de ciências contábeis, em parceria com a Receita Federal, e é destinada a pessoas de baixa renda. O atendimento é realizado pelo Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) e inclui ações externas do projeto Imposto de Renda na Praça.
A primeira atividade ocorreu na tarde de segunda-feira (1º) no Paço Municipal Marcos Rovaris, em Criciúma. A próxima será no sábado (12), das 9h às 13h, na Praça Nereu Ramos. No campus da Universidade, os atendimentos ocorrerão de terça-feira (15), das 19h30 às 21h. No sábado (26), a ação será no Calçadão Central de Araranguá, também das 9h às 13h.
Segundo a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, “a educação vai além das salas de aula, sendo uma ferramenta de transformação social”. Ela afirma que o projeto busca “facilitar o acesso à informação, promover a cidadania fiscal e incentivar a destinação de recursos para causas sociais que beneficiam diretamente a nossa região”.
O coordenador do NAF, professor Manoel Vilsonei Menegali, explicou que professores e acadêmicos prestam orientações sobre como destinar parte do imposto devido aos fundos sociais: “É fundamental que esses valores sejam aplicados em nossa região, impulsionando o desenvolvimento local”.
A coordenadora do curso, Andréia Cittadin, afirmou que a atividade permite a aproximação entre a universidade e a população: “É uma forma de aproximar a Universidade da população, ao mesmo tempo em que formamos profissionais mais completos, cientes da responsabilidade social”.
No campus da Unesc, no dia 15, além de orientações sobre o IRPF, os estudantes atenderão microempreendedores individuais (MEI) com esclarecimentos sobre regularização, emissão de guias e formalização, das 19h às 21h.
Os atendimentos fixos no NAF ocorrem de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h, mediante agendamento pelo WhatsApp (48) 3431-2678 ou pelo e-mail naf@unesc.net. O projeto tem apoio de entidades locais, como CMDCA, CMDI, Prefeitura, Acic, CRCSC, CDL, entre outras, e conta com patrocínio de empresas da região.