Chromoplast investiu R$ 45 milhões em tecnologia, automação e expansão para crescer no setor de embalagens plásticas

Içara

A Chromoplast Embalagens Plásticas, com sede em Içara, registrou aumento de 230% no faturamento entre 2019 e 2024 após investir R$ 45 milhões em tecnologia, automação e expansão da estrutura fabril. O crescimento também refletiu na produtividade, que subiu cerca de 130% no mesmo período. O investimento foi motivado pela busca por maior qualidade, agilidade e versatilidade nos serviços e produtos.

Segundo o CEO da Chromoplast, Cledson Francisconi, os recursos foram aplicados principalmente na compra de novos equipamentos, incluindo uma máquina de impressão importada da Alemanha, e na reforma e ampliação da fábrica, que passou a ter 12 mil metros quadrados de área construída. A frota própria de caminhões também foi ampliada, de 10 para 18 veículos.

“Começamos com uma reestruturação interna e o reposicionamento de marca. Hoje, estamos colhendo os frutos desse planejamento e acredito que o nosso crescimento anual está bem acima da média”, afirmou Francisconi. Ele acrescentou que “a qualidade de impressão é um dos nossos grandes diferenciais”, alinhando-se à visão da empresa de ser reconhecida como referência em confiança e qualidade no setor de embalagens plásticas flexíveis.

A produção anual da empresa alcança atualmente oito mil toneladas, com atuação em diversos segmentos. Entre os principais produtos estão embalagens para leite em pó, alimentos para animais, pães de forma e suplementos alimentares como whey protein.

Francisconi também comentou que “além da pluralidade de segmentos que a empresa atua, atendendo diferentes nichos, a qualidade é algo que sempre esteve no nosso DNA”. Ele disse que a Chromoplast obteve certificações importantes no setor e que a empresa prioriza agilidade na entrega dos projetos. “As empresas de embalagens costumam ser mais burocratizadas, enquanto a Chromoplast busca ser rápida, dinâmica e versátil na construção e entrega dos projetos. Tudo isso impacta nos nossos resultados e crescimento”, afirmou.

Com os resultados obtidos, a Chromoplast já deu início a uma nova etapa de expansão, que inclui a construção de mais dois mil metros quadrados de área fabril e a entrada no mercado de exportação, iniciada em 2025. Para os próximos três anos, estão previstos novos investimentos entre R$ 20 milhões e R$ 25 milhões em equipamentos, certificações e maior automação dos processos.

“Nos consolidamos na área de pet food e queremos avançar em mercados que, hoje, a empresa não atua tanto, como laticínios e frigoríficos”, concluiu Francisconi.