A atuação de sistemas de baixa pressão mantém o tempo instável, com risco elevado de alagamentos e enxurradas
Da Redação
Regiões litorâneas de Santa Catarina permanecem em alerta para chuva intensa até o fim da semana, segundo o Centro de Monitoramento da Proteção e Defesa Civil. A atuação de sistemas de baixa pressão mantém o tempo instável, com risco elevado de alagamentos e enxurradas no Meio-Oeste, Vale do Itajaí e, principalmente, nas áreas próximas ao litoral.
A previsão indica dois períodos de maior intensidade da chuva: o primeiro foi ontem à noite (8), com pancadas fortes e trovoadas em certas regiões e o segundo a partir da noite desta quarta-feira (9), quando a precipitação volta a ganhar força e deve se manter frequente até o fim da semana.
A população é orientada a acompanhar as atualizações dos órgãos oficiais, já que as áreas e horários de maior intensidade da chuva podem sofrer alterações.
No Grande Oeste, o risco de temporais tende a diminuir nos próximos dias, com ocorrências localizadas e possibilidade baixa de alagamentos pontuais e destelhamentos.
A população deve seguir as orientações da Defesa Civil e acompanhar os avisos e alertas divulgados pelos canais oficiais do governo de Santa Catarina.
Recomendações da Proteção e Defesa Civil:
– Buscar abrigo durante temporais e evitar deslocamentos em áreas alagadas;
– Não atravessar ruas, pontes ou passarelas submersas;
– Redobrar a atenção em áreas de encosta, observando sinais de deslizamento, como rachaduras no solo e inclinação de árvores ou postes.