Moradores de rua

O prefeito de Criciúma, Vagner Espíndola, e a secretária Dudi Sônego começaram a semana reforçando a abordagem aos moradores em situação de rua de Criciúma. É um assunto que segue na pauta e que deve continuar rendendo. No fim de semana, no Pinheirinho, houve briga entre os moradores, e o assunto deixou ainda mais tensa a população daquela comunidade. Ontem também, durante sessão da Câmara de Vereadores, Obadias Benones apresentou requerimento questionando a Prefeitura de Criciúma sobre os investimentos para enfrentar o problema. “Para além da abordagem, estamos buscando ações mais efetivas e quero entender o que o governo está fazendo neste sentido e se programando para enfrentar de fato esse cenário”, ressalta Obadias.

Saúde

A Unesc marca o Dia Mundial da Saúde (segunda-feira, 7) com um dado expressivo: mais de 202 mil atendimentos realizados somente em 2024 pelas Clínicas Integradas da universidade. O número revela o compromisso contínuo da instituição com a excelência no ensino, na promoção da saúde e na atenção à comunidade.

Criadas em 2002, as clínicas são referência regional ao aliar formação acadêmica de qualidade com atendimento gratuito e humanizado em diversas especialidades. No ano passado, foram realizados 46.596 atendimentos em enfermagem, 13.557 em medicina, 10.868 em odontologia, 10.982 em fisioterapia e 18.168 no Centro Especializado em Reabilitação (Cer II). Os serviços são voltados à população de Criciúma e região, fortalecendo o papel comunitário da Unesc.

“A missão da Unesc se cumpre em cada atendimento, projeto e programa. As Clínicas Integradas não apenas formam profissionais qualificados, mas também transformam vidas, refletindo o caráter comunitário que nos define há mais de cinco décadas”, afirma a reitora Luciane Bisognin Ceretta.

Festa

O município de Balneário Rincão já começou a se preparar para dois dos seus maiores eventos culturais e gastronômicos de 2025. A Julifest, festa que envolve toda a comunidade escolar, será realizada nos dias 13, 14 e 15 de junho. Já a tradicional Festa da Tainha, que chega à sua 28ª edição, acontecerá nos dias 10, 11, 12 e 13 de julho. Ambas as festas serão realizadas na Praça Central do Rincão, com entrada gratuita para todas as atrações.

Shows, apresentações e comidas típicas

As programações completas dos dois eventos serão divulgadas nos próximos meses, mas a organização garante que a essência das festas será mantida: música ao vivo, apresentações artísticas e muita gastronomia regional.

“A ideia da Julifest é manter viva a tradição das festas juninas, com brincadeiras, músicas e comidas típicas. Já na Festa da Tainha queremos valorizar os nossos pescadores e restaurantes, atraindo milhares de pessoas em torno da nossa cultura e dos pratos típicos”, explica o secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Jorge da Luz.

Turismo o ano inteiro no Rincão

O prefeito Luiz Laurindo destaca que os dois eventos são fundamentais para manter o município em evidência fora da temporada de verão. “Todos os meses o nosso município recebe eventos, mas estas duas festas são as que atraem mais visitantes. Queremos que todas as famílias venham para o Rincão, conheçam a nossa gastronomia e curtam os shows”, afirma o prefeito.

Challenge

O fim de semana foi marcado por criatividade, trabalho em equipe e inovação para estudantes da Unesc. Nos dias 5 e 6 de abril, o Unesc Challenge — maior desafio universitário de inovação do Sul catarinense — chegou à sua quinta edição, reunindo 46 acadêmicos no Centro de Inovação de Criciúma (Crio). A missão: desenvolver soluções criativas e sustentáveis para problemas reais da comunidade acadêmica e da sociedade.

Para a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, o Unesc Challenge vai além da competição. “É uma vivência transformadora, que estimula protagonismo, criatividade e inovação. Nesse tipo de experiência, o conhecimento ganha vida, ideias se tornam soluções e os acadêmicos descobrem o poder de transformar o mundo ao seu redor”, afirmou.

Fios

Iniciada na última sexta-feira, a Operação Limpa Fios trouxe um desafio ao trânsito de Criciúma: como fazer a retirada de fios inutilizados sem trancar o trânsito da cidade? O diretor de Iluminação Pública do município, Celsinho Menezes, afirmou que essa é uma situação que está sendo analisada.

Desenrolando

O Governo de Santa Catarina está realizando investimentos em desapropriações para destravar e acelerar obras de infraestrutura no Sul do estado. A informação foi levantada pelo superintendente de infraestrutura da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, Vissilar Pretto, durante coletiva neste início de semana.

Defesa

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) vai sediar, na próxima quarta-feira (9), evento para defender as empresas públicas do estado. São esperadas mil pessoas no encontro, que acontecerá no Auditório Deputada Antonieta de Barros.