Ainda as vacinas

Conselheiras tutelares de Criciúma se reuniram na terça-feira (2) com a imprensa para falar sobre a posição do prefeito Vagner Espíndola em relação às vacinas. A verdade é que o prefeito colocou uma lupa sobre uma parcela ínfima da população que é contra a vacinação da Covid. O problema é que, ao se manifestar assim, coloca em xeque outras doses que estão à disposição.

“É importante deixar claro que não há criança fora da sala de aula, porque estudar é um direito assegurado. Quando o pai se recusa, orientamos e alertamos que há consequências previstas em lei, e o caso vai para o Ministério Público”, explica a conselheira Vanderléia Alexandre.

Durante a coletiva, as conselheiras também destacaram que episódios como esse tornam o trabalho mais vulnerável. “Uma conselheira já chegou a ser exposta e abordada na rua. É um desserviço. Precisamos pensar na coletividade. Estamos aqui para garantir o direito da criança e cumprir a lei. A vacina está no Plano Nacional de Imunização e é obrigação do pai, segundo a lei.”

Parceria Acic Cedup

A Associação Empresarial de Criciúma (Acic) e o Cedup Abílio Paulo lançaram um projeto para aproximar alunos do ensino médio do ambiente corporativo. Cerca de 40 estudantes do curso técnico em comércio participarão de visitas técnicas e mentorias com empresas associadas à Acic. Para o presidente da Acic, Franke Hobold, a iniciativa ajuda a enfrentar a escassez de mão de obra qualificada e prepara os jovens para o mercado.

Conscientização sobre autismo

No Dia Mundial de Conscientização do Autismo, a Prefeitura de Morro da Fumaça reuniu famílias para um debate sobre o TEA. A roda de conversa, realizada no Centro de Convivência da Terceira Idade, contou com a participação da psicóloga e pedagoga Andréia de Stefani. A secretária de saúde, Lucelane de Souza Antunes, destacou a importância do evento para ampliar o conhecimento e fortalecer a troca de experiências entre os pais.

Área industrial

O vereador João Luiz Nunes (PP) sugeriu à administração municipal a criação de áreas industriais no bairro Esplanada, em Içara. Segundo ele, a iniciativa estimularia a economia local, gerando empregos, atraindo investimentos e fortalecendo a infraestrutura. “A instalação de indústrias diversificaria a economia e promoveria um crescimento sustentável a longo prazo”, argumenta Nunes.

Decoração e prêmios

A Páscoa em Içara chega com decoração especial na Praça da Matriz e ações promovidas pela CDL, como a visita da coelhinha e sorteios de dois vales-compra de R$ 500, em parceria com o Sicredi. Os consumidores podem participar escaneando o QR Code nas lojas. O comércio funcionará em horário estendido na sexta-feira (12) e na sexta-feira (19). “Queremos valorizar a cidade e incentivar o comércio local”, afirma Lenara Sartor Gislon, da CDL.

Auxiliares na educação

A Câmara de Criciúma aprovou a criação de 61 novos cargos de auxiliar de serviços educacionais para a rede municipal. O projeto foi sancionado pelo prefeito Vagner Espíndola e eleva de 50 para 111 o número de vagas na função. A medida também prevê mais vagas para assistente social e professor bilíngue/intérprete. “Reafirmamos nosso compromisso com a educação”, destacou o prefeito.

13º de aposentados e pré-sal

O presidente Lula assinou decreto antecipando o 13º de aposentados e pensionistas para abril e maio, beneficiando 34,2 milhões de pessoas. Outro decreto destina R$ 18 bilhões do fundo social do pré-sal para o Minha Casa, Minha Vida, fortalecendo o programa de habitação popular.

Içara Mais Tec

O programa Içara Mais Tec, realizado pela Prefeitura em parceria com o Sesi, está com inscrições abertas para aulas de robótica e programação em games. Além dos alunos da rede municipal e estadual, a terceira edição inclui estudantes de escolas particulares e içarenses que estudam em outros municípios. “Expandimos as oportunidades para mais jovens”, destaca o coordenador Paulo Leandro de Souza.