Içara abrigará Casa para terapias e atividades de contraturno para autistas

223

Associação, formada por mães e membros da sociedade civil, está se organizando há cerca de um ano e se apresentou hoje na Câmara de Vereadores 

A primeira instituição voltada para apoio aos autistas e seus familiares já é realidade em Içara. Membros da Associação Beneficente de Apoio aos Autistas (ABAA) se apresentaram, na tarde de ontem, na Câmara de Vereadores, para relatar os planos e ações que serão lançados nos próximos meses para auxiliar crianças e adolescentes portadores de autismo.

A presidente da associação, Sandremara Costa, destacou como surgiu a ideia de se organizarem enquanto instituição. “Há mais de um ano nos organizamos num grupo mães que buscam tratamentos para os filhos e sabem das dificuldades que cada uma passa. Registramos então nossa instituição e começamos a procurar prefeituras para chamar atenção dos órgãos públicos. Nosso projeto tem o intuito de, em um único lugar, a criança autista ter tratamento com fono, psicólogo e terapeuta ocupacional. Não temos dinheiro para isso e o único município que nos acolheu foi Içara”, contou.

Os filhos das mães estudam em colégio regular e no contraturno farão as atividades aqui. As mães não conseguem trabalhar fora, pois tem que ficar à disposição dos filhos.

“Inicialmente atenderemos 80 famílias. E queremos dar suporte aos pais, mas não adianta eles não darem continuidade ao tratamento. Todo ano os professores são trocados e muitos não tem preparo, por isso é importante capacitar os professores através de profissionais adequados”, explicou Sandremara.

A presidente da FAI, Ceneli Freitas Gastaldon, é a madrinha do projeto e vem prestando auxilio, voluntariamente, na organização, bem como na busca de um espaço específico para acolher os autistas. “Pedi esse encontro para que o grupo pudesse se apresentar aos vereadores. Hoje elas apresentaram os objetivos e demandas da associação, para que os vereadores também se tornem parceiros nessa luta”, explicou.

Casa do Autista

De acordo com Ceneli, desde março o grupo vem se organizando. Já formalizaram uma parceria com a administração municipal para construir no município a Casa do Autista. “Neste momento, estamos cuidando da parte burocrática e em breve divulgaremos os novos passos e como funcionará o espaço”, adiantou.

O objetivo da Casa é oferecer, de forma gratuita, terapias e atividades de contraturno para as crianças portadoras de autismo. “Somente na rede municipal temos 50 autistas nas nossas escolas. A ideia é fazer do local um espaço de apoio e cidadania para as famílias”, falou.

“Estamos aqui para que olhem com mais carinho para nós autistas”, disse o pequeno Filipe Pacheco de Jesus, de 9 anos, que possui autismo médio.

“De nossa parte todos os vereadores vão apoiar. Todos os projetos que são para ajudar vocês, podem ter certeza que passarão com todos os votos”, colocou o presidente do Legislativo, Rodrigues Mendes.

“Quanto mais incentivo e apoio, mais autistas poderão ter tratamento e uma vida de melhor qualidade. Queremos que esse seja um direito adquirido para todos”, falou Bruna Vieira de Souza Patrício, moradora do Jardim Elizabete, mãe de um menino de três anos e maio.

Atualmente, a instituição tem 15 famílias cadastradas.  No próximo dia 29, o grupo organizará o primeiro evento para arrecadar fundos. Será um bingo, às 13h30, na FAI.