Equipe conheceu processos administrativos e operacionais para melhorar serviços nos municípios atendidos

Urussanga e Região

A equipe do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (CIM-Amrec) realizou uma visita técnica ao Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos Urbanos da Região Sul (Cirsures), em Urussanga. O objetivo do encontro foi conhecer de perto a estrutura, os processos administrativos e operacionais do Cirsures, além de buscar referências para aprimorar os serviços prestados pelo CIM-Amrec nos municípios que atende.

De acordo com a contadora do CIM-Amrec, Anabela da Cruz Luiz, a visita reforça a importância da cooperação intermunicipal como ferramenta para otimizar recursos, melhorar a qualidade dos serviços públicos e promover o desenvolvimento regional. “Conhecer de perto a estrutura e o modelo de funcionamento do Cirsures nos permite analisar estratégias que podem ser aplicadas no CIM-Amrec para aprimorar os serviços que nós prestamos”, destacou Anabela.

Recebidos pelo diretor do Cirsures, Thiago Maragno Biava, e pelo gerente de Projetos, Lindomar Caciatore Júnior, os profissionais que atuam no CIM-Amrec acompanharam as rotinas administrativas do consórcio, as resoluções que embasam as operações, além dos processos logísticos e outros detalhes. A troca de experiências possibilitou a avaliação de boas práticas que podem ser implementadas na gestão do CIM-Amrec.

O Cirsures reúne os municípios de Cocal do Sul, Lauro Müller, Morro da Fumaça, Orleans, Siderópolis, Treviso e Urussanga. Fundado há 24 anos, o consórcio atua em frentes como a coleta seletiva e a disposição final de resíduos sólidos em um aterro sanitário próprio.

Outro ponto de destaque da visita foi a troca de informações sobre a produção e aplicação de massa asfáltica por meio de uma usina. A usina de asfalto do Cirsures, inaugurada em dezembro de 2018, já produziu 80 mil toneladas de asfalto, cobrindo cerca de 100 quilômetros de estradas.

Já a usina de asfalto do CIM-Amrec, inaugurada em setembro de 2023, atende os municípios de Maracajá, Forquilhinha e Nova Veneza. Com capacidade de produção de 40 toneladas por hora, a estrutura conta com diversos equipamentos, incluindo uma usina móvel de asfalto quente, silo para impermeabilização asfáltica, pá carregadeira sobre rodas e caminhões destinados ao transporte e à sinalização.

Recentemente, o CIM-Amrec adquiriu um novo rolo compactador pneumático. Fabricado pela Hamm, o equipamento será utilizado na preparação do solo para pavimentação. O investimento, no valor de R$ 799,2 mil, foi realizado por meio do programa SC Mais Asfalto, do Governo do Estado.