Casamento comunitário e X-Centenário

Patrimônio imaterial de Criciúma, o X-Salada também será estrela da programação dos 100 anos de Criciúma. A informação é do prefeito Vaguinho Espíndola. Apreciador da iguaria, ele conta que já encontrou até um “X do Vaguinho” em Criciúma. “Fica ali no bairro São Francisco”, indica o prefeito, que pretende reunir as lanchonetes da cidade para a realização do festival. “A ideia é fazer este festival para definir o vencedor, e essa será mais uma ação que vamos incluir dentro da nossa celebração dos 100 anos de Criciúma. Vamos ter o X-Centenário”.

A programação do centenário contará também com o retorno de um evento tradicional das primeiras gestões do ex-prefeito Clésio Salvaro. Vaguinho confirmou que vai promover novamente os casamentos comunitários. “Faremos em parceria com a Justiça. Serão 100 casais, um para cada ano de independência da nossa cidade. Temos muito a celebrar e estamos fazendo um esforço para que essa data seja, de fato, marcante”, afirmou.

Futebol

Na programação da festa dos 100 anos de Criciúma também deve ter futebol. É, pelo menos, o desejo da presidente da Fundação Cultural, Cris Zappellini. Segundo ela, já foram iniciadas as conversações para permitir que a cidade receba um duelo entre Grêmio e Criciúma. “A intenção é permitir que os remanescentes daqueles times que se enfrentaram em 1991 possam estar na cidade para essa grande festa”, ressalta a presidente da FCC, que também já trabalha na retomada do Festival de Corais.

Golfe e autódromo

O prefeito Vaguinho garante que não desistiu do seu projeto de trazer um autódromo para Criciúma. Segundo ele, dois terrenos chegaram a ser pré-definidos. “Mas eu acabei deixando a informação vazar e aí a especulação imobiliária inviabilizou. Agora já temos uma outra área em vista, e essa vamos tratar em silêncio. Também estamos atuando para auxiliar um grupo que quer trazer para a cidade um campo de golfe profissional. É um investimento que vai movimentar a cidade se for consolidado”.

Audiência

A Câmara de Vereadores de Criciúma realizou ontem uma audiência pública para tratar do Rio Sangão. O encontro foi proposto pelo vereador Ademir Honorato. Segundo ele, a iniciativa busca recursos para garantir que a obra seja concluída em toda a sua extensão e que o cuidado com os rios siga na pauta. “E para que as populações não sofram com as cheias”.

Novo voo

A companhia aérea que mais investe na aviação do Brasil, a Latam, vai ampliar em 71% o seu número de voos no Aeroporto Regional Sul Humberto Ghizzo Bortoluzzi, em Jaguaruna, ao longo deste ano, a partir de junho. Atualmente, a empresa aérea liga a cidade catarinense a São Paulo/Guarulhos, o seu principal hub, com conexões para outros 50 aeroportos brasileiros e 90 no exterior. O investimento foi anunciado oficialmente nesta quarta-feira (19), em reunião do governador de Santa Catarina, Jorginho Melo, e do secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins. A ação é uma resposta ao fim das operações da Azul na região.

Posse

O empresário Frank Hobold será empossado nesta quinta-feira como presidente da Acic. Na prática, é apenas uma posse festiva. Vale lembrar que Hobold já exerce, de fato, essa função desde janeiro. O evento deve ser altamente prestigiado. Vale ressaltar que Frank tem mandato de três anos.

Restaurando

O Departamento de Artes da Unesc está atraindo voluntários para um trabalho de restauração de uma peça histórica. Trata-se de um trabalho em cerâmica feito pela artista Jussara Guimarães e que foi colocado no Terminal Central de Passageiros no ato de inauguração, em 1996. A peça sofreu com o tempo e agora será recuperada, sendo também um presente para a cidade no seu centenário de independência.

Problema

O vereador Juarez de Jesus disse ontem, na Cidade em Dia, que o projeto encaminhado pela Prefeitura para um novo modelo de gestão dos serviços funerários de Criciúma pode, mais uma vez, ser alvo de problemas. “Porque não está de acordo com a orientação da Justiça. Recebeu o parecer de legalidade e constitucionalidade porque está de acordo, mas que deve dar novo problema, isso está claro”.

Missão do ano

O coordenador regional do IMA, Ibanez Zanette, participou nos últimos dois dias de um encontro na Satc que envolveu o IMA e a Justiça Federal. Na pauta, a busca de alternativas para áreas que estão dentro da chamada ACP do Carvão. “Em 2000, quando essa ação civil pública foi desencadeada, se tinha um entendimento. Agora estamos buscando uma nova perspectiva. Há uma nova juíza, com uma visão flexível e que está fazendo um grande trabalho. O que está claro é que há áreas que não conseguirão voltar ao seu estado natural, mas que podem ter um outro fim e permitir o desenvolvimento da região”, pontua Zanette. Se ele conseguir desatar, de fato, o nó, será carregado nos braços pelos prefeitos da região.