Câmeras

O prefeito Vagner Espíndola foi às redes sociais no fim da tarde desta sexta-feira (7) para informar que exigiu da Afasc a instalação de câmeras de monitoramento nas unidades. A decisão é um desdobramento do incidente de quarta-feira (5), quando uma criança ficou sozinha do lado de fora da unidade. “Exigi no contrato de gestão com a Afasc que as unidades sejam monitoradas para garantir segurança para as nossas crianças”, argumenta o prefeito. A diretora de educação infantil também se manifestou ontem sobre a decisão. Deixou claro que houve, sim, negligência, e que isso está sendo apurado de maneira mais detalhada em uma sindicância. “Que houve negligência está claro, mas seguimos apurando”, ressalta Thais Freitas.

Vai sair

O prefeito Vagner Espíndola reafirmou nesta sexta-feira (7) que o Estacionamento Rotativo será ampliado em Criciúma e a cobrança passa a valer no dia 17. O assunto tem gerado polêmica nos bairros Comerciário, São Luiz e Pio Corrêa, que serão os beneficiados. A questão é que a expansão está em contrato e, nesse ponto, não há o que discutir. É preciso ressaltar também que o estacionamento, ainda que sob o esperneio de alguns, é fundamental para a mobilidade da cidade. Ele ajuda o comércio, ajuda quem se desloca para Criciúma. O rotativo é um ganho para a cidade, e lutar contra ele é injustificável.

Crescimento

A economia brasileira teve em 2024 a maior expansão desde 2021. O crescimento alcançou 3,4%, impulsionado pelo desempenho dos setores de serviços, com alta de 3,7%, e da indústria, com aumento de 3,3%, em relação a 2023. Já a agropecuária teve queda de 3,2%.

O resultado do PIB, o Produto Interno Bruto, que é a soma de bens e serviços produzidos no país, foi divulgado nesta sexta-feira (7) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A coordenadora de Contas Nacionais do IBGE, Rebeca Palis, destacou que, em 2024, o consumo das famílias deu um salto de 4,8% na comparação com o ano anterior, exercendo a maior influência na alta do PIB sob a ótica da demanda, seguido pelo crescimento de 7,3% dos investimentos.

Tentativa

Como parte de um conjunto de ações para conter a alta dos preços dos alimentos, o governo federal anunciou nesta quinta-feira (6) que vai zerar tarifas de importação de nove tipos de alimentos.

A medida foi detalhada pelo vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, após reunião com representantes do setor produtivo e agropecuário, no Palácio do Planalto: “A primeira, carne. Zera a alíquota de importação para a carne. Hoje é 10,8%, e ela será zerada. Depois, café. Hoje é 9%, e será zerada. Açúcar, a alíquota é 14%, zera. Milho, hoje é 7,2%, zera. Isso tem um grande reflexo no custo dos ovos e da proteína animal, das carnes”.

Na Câmara

O Dia Internacional da Mulher, celebrado neste sábado (8), foi lembrado na Câmara Municipal de Içara. As vereadoras Elisângela Zanolli Vieira (PSDB), Karol Calegari (MDB) e Irmã Eloisa (PL) entregaram uma singela homenagem para as mulheres servidoras do Poder Legislativo. No ato, o presidente do Legislativo, Duca Zata (PP), destacou a presença de três mulheres no plenário da casa. “Essa é a primeira vez na história da Câmara. Mostra a participação e a importância das mulheres na política e amplia cada vez mais sua presença em todas as áreas da sociedade. Meus parabéns a todas as mulheres por essa data tão especial”, disse Zata. A vereadora Elisângela Zanolli Vieira (PSDB) estendeu as homenagens a todas as mulheres. “Essa singela homenagem se estende a todas as mulheres içarenses que, além de manter suas famílias, com muita luta, coragem e trabalho contribuem para o desenvolvimento do nosso município”.

Modelo

O sistema prisional de Santa Catarina vem se consolidando como referência nacional quando o assunto é ressocialização por meio do trabalho. Em 2024, o estado arrecadou R$ 28 milhões com a mão de obra dos detentos, valor que é reinvestido em áreas essenciais, como a própria segurança pública, a saúde e a educação. O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, destaca o impacto positivo desse modelo. “Os presos do nosso estado trabalham, e esse dinheiro a gente reinveste em segurança, em saúde e em educação. Ele não sai só com a roupa do corpo depois de cumprir toda a pena; ele recebe um dinheirinho para, quando sair, quando for liberado, recomeçar a sua vida e não voltar ao crime. É desse jeito que Santa Catarina se tornou o estado mais seguro do Brasil. Preso trabalha e tem que pagar a estadia”, afirmou o governador.