A despedida de Casildo

Cenário político de Santa Catarina se despediu ontem de um de seus grandes nomes. Casildo Maldaner perdeu a luta para o câncer e o MDB do Estado perdeu uma de suas referências. Casildo foi vereador, deputado estadual, federal e vice-governador. Em 89, com a morte de Pedro Ivo, assumiu o governo do Estado e o conduziu de maneira tranquila. Foi em seguida senador por Santa Catarina em dois mandatos. Apesar da longa trajetória política, nunca teve contra ele denúncia ou suspeita de irregularidade. Além da integridade, ele também sempre foi o homem da boa conversa, alguém conciliador. Casildo fará falta porque políticos como ele são figuras cada vez mais raras no nosso cenário político.

Viés político

Para a Prefeitura de Criciúma, a manifestação dos servidores de Criciúma ontem teve um viés claramente político. No dia de paralisação servidores foram em frente ao pátio de máquinas para impedir a saída dos equipamentos. Categoria promete novas manifestações até conseguir um canal de negociação e uma proposta de reajuste com o governo. Prefeito alega que está apenas obedecendo a lei federal 173. A lei veta reajustes até o fim deste ano.

Volta imediata

Ontem, para evitar novas paralisações de profissionais da saúde, a prefeitura conseguiu uma tutela antecipada. Ela determina que o sindicato não mais impeça o acesso dos empregados ao trabalho, em qualquer prédio público pertencente ao município de Criciúma, bem como a determinação de retorno imediato ao trabalho, de, no mínimo, 90% dos servidores responsáveis pela vacinação contra a H1N1 e Covid-19, sob pena de multa em caso de descumprimento.

Pfizer

O município de Criciúma vai receber ainda esta semana as primeiras doses da vacina Pfizer contra a Covid-19. As doses virão para a cidade graças a uma parceria do município com a Unesc e que vai permitir o armazenamento em superfreezers. As doses vão ajudar a dar continuidade ao processo de imunização na cidade. A boa notícia é que o Butantan vai receber mais ingrediente para novas unidades e também a Fiocruz. A torcida é essa, para que se tenha vacina para todos o mais breve possível.

Leilão

Leilão de inservíveis de Içara acabou sendo suspenso por orientação do Ministério Público. Nas redes sociais, a prefeita Dalvânia Cardoso se queixou do Observatório Social de Içara. O OS afirma que apenas orientou, há pelo menos dois meses, que o município adequasse o processo a legislação. O Observatório fez questão de ressaltar que é sim favorável ao leilão, mas desde que ele cumpra o rito adequado.

Rancho Queimado

Cidade do Planalto Catarinense, referência em pousadas e hotéis fazenda e na produção de morango bomba no Twitter. Tudo porque, no dia do depoimento de Mandetta, o senador gaúcho Carlos Heinze resolveu usar a cidade como referência para dizer que o Kit Anticovid funcionava. Agora, sempre que ele usa a palavra, internautas disparam “La vem o Rancho Queimado”. Mídia gratuita para a cidade, que nada tem a ver com essa briga toda no planalto central.

Liberado

Câmara de Vereadores do Município liberou o acesso do público nos dias de sessão. A medida foi determinada pela Portaria 17/2021, pela qual fica condicionada a capacidade máxima do plenário, ou plenarinho em lugares previamente marcados, com distanciamento na ocupação dos assentos. O documento também estabelece que o fluxo de pessoas no recinto da Câmara fica sujeito ao controle de entrada, a fim de evitar acumulo de pessoas nos corredores e gabinetes. As medidas de prevenção à Covid-19, como o uso obrigatório de máscara facial e álcool em gel 70%, continuam em vigor. Para quem deseja acompanhar os trabalhos de casa, as sessões seguem sendo transmitidas ao vivo pela página da Câmara no Facebook. Para proteção dos vereadores no plenário, foram colocados divisores em acrílico nas mesas e tribuna.