Segue na pauta
Apesar da definição do reajuste, a tarifa do transporte coletivo em Criciúma segue na pauta. Em entrevista à rádio Som Maior, o prefeito Vagner Espíndola disse que o valor nos horários de menor movimentação ainda pode ser revisto. Segundo ele, o assunto surgiu após a passagem subir de R$ 5 para R$ 5,25, uma correção baseada na inflação, e faz parte de um estudo de medidas para tornar o transporte público mais atraente. “A ideia é que o próprio consórcio faça, aos poucos, a substituição dos veículos, o que pode até permitir a redução da tarifa no futuro”, acrescentou. Espíndola também confirmou que o projeto para a implantação de ônibus elétricos segue na pauta da prefeitura.
Retomada
A retomada das obras na rodovia SC-442, que conecta Morro da Fumaça a Cocal do Sul, deve começar dentro de 60 dias. A previsão foi divulgada após uma reunião realizada nesta quarta-feira (5) entre os prefeitos de Morro da Fumaça, Eduardo Guollo, e de Cocal do Sul, Ademir Magagnin, com o governo do estado, em Florianópolis. Durante o encontro, também foi informado que a obra na SC-108, que liga Criciúma a Cocal do Sul e Urussanga a Cocal, deve ser concluída até 2026. No caso da SC-442, Guollo afirmou que a rodovia será entregue ainda em 2025, sendo necessário um novo projeto para finalizar o trecho de cerca de três quilômetros. “Com o novo projeto em fase de finalização, a obra será licitada em breve, e acreditamos que, no máximo até o final do ano, a estrada estará pronta para beneficiar a população”, afirmou Guollo, em entrevista ao programa *Adelor Lessa*, na rádio Som Maior, na manhã desta quinta-feira (6).
Encontro
A diretoria da Associação Empresarial de Criciúma (Acic) se reuniu com o prefeito Vagner Espíndola, na tarde dessa quarta-feira (5), para discutir ações estratégicas voltadas ao desenvolvimento econômico de Criciúma e da região. O encontro ocorreu na sede do Executivo e contou com a presença dos secretários Thiago Rocha Fabris (Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços), Tiago Ferro Pavan (Governança) e do coordenador do Comitê de Gestão e Compliance, Celito Cardoso. “É uma honra receber a Acic. Desde o início da nossa campanha, deixamos claro que não vamos gerir a cidade sozinhos, mas sim ouvindo as pessoas e as instituições, que são fundamentais. Uma das nossas primeiras ações foi criar a Secretaria de Desenvolvimento Econômico para que possamos estar em sintonia com a cadeia produtiva da nossa cidade”, ressaltou o prefeito.
Aumento
O percentual de famílias endividadas no país caiu pelo segundo mês consecutivo. É o que aponta a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor da CNC, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. O resultado de janeiro representa uma queda de 0,6 ponto percentual em relação a dezembro e de 2 pontos percentuais no comparativo com o mesmo período em 2024. O estudo mostrou o crescimento da percepção de endividamento, com 15,9% da população considerando-se “muito endividada”, contra 15,4% no final do ano passado. Segundo a entidade, como consequência dessa preocupação crescente, menos famílias estão com dívidas em atraso.
Pesca
O deputado Zé Milton foi eleito presidente da Comissão de Pesca da Assembleia Legislativa de Santa Catarina nesta quarta-feira (3), além de se tornar membro das comissões de Finanças, Saúde e Defesa das Pessoas com Deficiência. Com ampla experiência no setor, ele assume a responsabilidade de liderar debates e ações para fortalecer a aquicultura catarinense, um dos pilares econômicos do estado. “A pesca artesanal não pode ser tratada apenas como um número em uma planilha. Estamos falando de famílias que dependem dessa atividade há gerações. Estamos falando de um patrimônio cultural e econômico do nosso estado, essencial para centenas de famílias”, afirmou Zé Milton, reforçando seu compromisso à frente da Comissão de Pesca para garantir que as decisões sejam pautadas na realidade dos pescadores catarinenses.