“Rua Arborizada”, implantado pela Fundai em 2019, terá sequência a partir de fevereiro.

Quem passa pela Rua João Valvassori, no bairro Jardim Elizabete, em Içara, contempla o local mais colorido. Esta foi uma das primeiras ruas da cidade a participar do projeto da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundai) “Minha Rua Arborizada”, lançado no ano passado. A iniciativa já contemplou oito ruas. A retomada da arborização em 2020 está prevista para fevereiro.

A aposentada Maria da Silva Bif, moradora da Rua João Valvassori, destaca o privilégio por estar numa rua mais bela. “É uma grande alegria abrir as janelas de casa e poder avistar essas belezas naturais, sou moradora há aproximadamente 15 anos e essas árvores trouxeram mais beleza para a rua”, contou.

O projeto da Fundai contempla uma rua em cada bairro e, em 2019, passou por Primeira Linha, Segunda Linha, Terceira Linha, SC-445, entrada do bairro Jardim Elizabete e em frente a Polícia Militar Rodoviária, no bairro Liri, além de Presidente Vargas, Cristo Rei e Boa Vista.

Conforme a presidente da Fundai, Taynan Toretti, além do embelezamento das ruas, o projeto também tem o objetivo de proporcionar bem-estar a quem transita pelas calçadas. “Fizemos um estudo para saber qual espécie se adapta melhor, atentando a cuidados com fios e cabos em postes e para não danificar as calçadas, proporcionando sombra aos pedestres”, destacou.

A presidente acredita que deve haver solicitação da população para arborização de mais ruas, mas, no primeiro momento, o objetivo é concluir as ruas definidas no projeto. “Havendo solicitações poderemos estudar para uma possível segunda etapa do projeto, elencando novas ruas, mas isso demanda algum tempo. Talvez no fim do ano podemos reiniciar o projeto, mas isso depende de haver mudas e licitação. Por isso a ideia no momento é concluir as ruas já delimitadas”, explicou Taynan.

A partir do próximo mês está previsto o plantio nas ruas Melquíades Bonifácio Espínola, no Jardim Silvana, Manoel Benevuto Cardoso e Meozi Fernandes, no Loteamento Jussara, José Demo, bairro Aurora, e Linha Três Ribeirões, bairro Nossa Senhora de Fátima. Serão plantadas espécies de Ipê e Extremosa.