No comando

A Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec) tem sessão nesta quinta-feira (30) para a posse do seu novo presidente. A programação inclui uma reunião com os prefeitos às 9h para a definição da nova diretoria. Na sequência, às 10h, acontece a Assembleia Geral Ordinária, quando será realizada a eleição e posse do novo presidente da Amrec, o prefeito de Lauro Müller, Valdir Fontanella, além da composição da diretoria que liderará a entidade pelo próximo ano. Um dos principais desafios de Fontanella frente à Amrec é devolver a relevância da instituição. Palco dos grandes debates da região e da discussão das pautas prioritárias, a Associação perdeu força em meio a disputas políticas registradas ao longo do último mandato. Parece que a percepção dos prefeitos mudou: cidades que haviam se afastado estão retornando, e agora é hora de retomar a luta coletiva para o crescimento da região e, sobretudo, da qualidade de vida da população. 

Data marcada

A Junta Eleitoral da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) publicou nesta segunda-feira (dia) o edital com os trâmites para a eleição da Reitoria. A chapa a ser eleita irá comandar a Universidade entre junho de 2025 e junho de 2029. A inscrição de chapas será aceita entre os dias 10, 11 e 12 de fevereiro, e a votação será realizada no dia 11 de março. Referência nos mais variados temas, a Unesc também é referência quando o assunto é eleição de reitoria. A eleição é um processo democrático que envolve a participação de toda a comunidade acadêmica, incluindo estudantes, professores e técnicos administrativos. Este modelo de eleição reflete o compromisso da Unesc com a gestão democrática e participativa, característica das universidades comunitárias, permitindo que todos os segmentos da comunidade acadêmica contribuam na definição dos rumos da instituição. 

Ceretta

No final do último ano, a reitora Luciane Ceretta colocou seu nome à disposição para a disputa de mais um mandato. A composição da nova chapa deve ser conhecida nos próximos dias. As apostas indicam que a reitora deve ser nome de consenso. Ao longo dos últimos oito anos, a Unesc se agigantou, tornando-se referência em pluralidade, ambiente excelente para trabalhar, pesquisa, extensão e qualidade de ensino. Quando chegou ao comando da UNESC, a reitora fez questão de eleger um slogan: “A Unesc é a Nossa Universidade”, e ela fez o slogan se tornar realidade. Nunca antes Criciúma e região tiveram um sentimento tão grande de pertencimento para com a Universidade. A Unesc vive um novo patamar, e esse reconhecimento deve conduzir a reitora a mais quatro anos no comando da Nossa Universidade. 

Em queda

Santa Catarina consolidou-se como o estado mais seguro do Brasil em 2024, registrando quedas expressivas nos principais índices de criminalidade. Segundo relatório da Secretaria de Segurança Pública, elaborado pela Diretoria de Inteligência Estratégica em parceria com a Gerência de Estatística e Análise Criminal, o estado apresentou as menores taxas de roubos, furtos e feminicídios dos últimos sete anos. Além disso, o número total de homicídios caiu, reforçando o impacto positivo das estratégias de segurança pública e da atuação das forças policiais. 

Por aqui

Em alguns indicadores, os números são ainda melhores. A informação é do tenente-coronel Mário Luiz, comandante do 9º Batalhão de Polícia Militar (9º BPM). “Na lista de crimes que mais incomodam a população estão os furtos, os crimes ‘pé de chinelo’. E, nestes casos, há uma necessidade de um trabalho forte, do braço social, para que a comunidade possa ter mais tranquilidade. Estes são crimes que têm ligação direta com a dependência química; então, repito que é fundamental a ação social da Prefeitura para amenizar o problema.” 

Destaque

Criciúma celebra uma conquista histórica ao receber o Selo Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva para relações étnico-raciais, que reconhece o compromisso do município em promover uma Educação Antirracista. Das 295 cidades catarinenses, somente 13 receberam o selo nacional concedido pelo Ministério da Educação. A distinção visa destacar e valorizar, por meio de um selo de reconhecimento, as secretarias de educação que se destacam por políticas, programas ou ações voltadas à formação de profissionais da educação inclusiva.