Nota de Içara no Previne Brasil salta de 2.9 para 7.4

13

Modelo de financiamento utilizado pelo SUS avalia o desempenho na atenção primária à saúde

Içara

Atualizada recentemente pelo Sistema de informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB), a nota de Içara no Previne Brasil, que é o modelo de financiamento utilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), saltou de 2.9, no 1º quadrimestre de 2021, para 7.4, no 1º quadrimestre de 2022, um aumento de 66%.

A média corresponde ao Indicador Sintético Final (ISF) do programa e influência na destinação de recursos para o município. O saldo no ISF, segundo informações da administração municipal, deveu-se ao trabalho realizado pelos profissionais da atenção primária e sua coordenação.

“O programa busca aumentar o acesso das pessoas aos serviços de atenção primária e o vínculo entre população e equipe, com base em mecanismos que induzem à responsabilização dos gestores e dos profissionais pelas pessoas que assistem”, disse o secretário de saúde de Içara Sandro Ressler. “O salto no desempenho mostra uma equipe mais engajada e que faz as devidas adequações por meio do E-Sus, responsável por reestruturar as informações da atenção primária à saúde em nível nacional”, completou.

O ISF considera sete situações para a elaboração da nota: 1) a proporção de gestantes com pelo menos seis consultas pré-natal realizadas, sendo a 1ª até a 12ª semana de gestação; 2) a proporção de gestantes com realização de exames para sífilis e HIV; 3) a proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado; 4) a proporção de mulheres com coleta de citopatológico na APS; 5) a proporção de crianças de um ano de idade vacinadas na APS contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, infecções causadas por Haemophilus influenzae tipo B e poliomielite inativada; 6) a proporção de pessoas com hipertensão, com consulta e pressão arterial aferida no semestre; e 7) a proporção de pessoas com diabetes, com consulta e hemoglobina glicada solicitada no semestre.