Preocupação com o rio.
O prefeito de Morro da Fumaça, Eguardo Guollo, pretende mobilizar os municípios da região e provocar o Governo do Estado para recolocar na pauta o debate sobre o desassoreamento do Rio Urussanga. “É uma pauta fundamental. A gente lembra dele quando chega o período de cheias, mas essa é uma situação que gera prejuízos para todos os municípios cortados pelo rio. Em Morro da Fumaça, por exemplo, há vários bairros que enfrentam alagamentos sempre que chove mais forte, e não é diferente em outros municípios”, ressalta. Guollo lembra que um projeto já foi elaborado há alguns anos. “Mas ficou caro demais e não há como executá-lo.” Precisamos refazer, encontrar uma alternativa e cobrar do Governo do Estado apoio às nossas cidades para não continuarmos sofrendo a cada chuva.
Falando em rio.
A preocupação também se replica por aqui, mas especificamente quando o assunto é o rio Sangão. O vereador Ademir Honorato levou o assunto para reuniões com os prefeitos de Criciúma, Maracajá e Forquilhinha. A ideia é apresentar um projeto que coloque a limpeza permanente do rio como prioridade nas cidades. “Em vários pontos, o cenário é de abandono e, claro, que quando chover vamos ter problemas.” Todos foram sensíveis ao assunto e vamos trabalhar para que ele evolua.
No Procon.
A segunda suplente do PL, Silvia Mendes, deve ganhar em breve um espaço no governo de Içara. Parlamentar pelos últimos dois mandatos, ela deve assumir a coordenação do Procon.
Hora de pensar em esgoto.
Uma das prioridades deste primeiro mandato do prefeito Luiz Laurindo no Balneário Rincão será iniciar o projeto de implantação de esgotamento sanitário na praia. A informação é do próprio Laurindo. “Não temos mais como adiar.” Precisamos investir neste sentido para que nossos arroios e as sete lagoas tenham o respeito e o cuidado necessários. O esgotamento é fundamental, é questão de saúde e de meio ambiente e precisamos investir. O prefeito Jáiro já havia solicitado o estudo e nós reforçamos este pedido essa semana ao nosso Samae. É um trabalho lento, gradativo, mas que precisa ser iniciado. Segundo Laurindo, o fato de a cidade ter uma gestão própria vai dar mais autonomia para o projeto. “Conseguimos evoluir e melhorar muito o abastecimento.” Esse modelo de Samae deu certo e agora é investir em esgoto sanitário”.
Obras.
Além do esgoto, Luizinho também destacou a necessidade de investimentos na infraestrutura. “As pavimentações precisam e vão continuar”. Falou de investimentos na saúde. “Principalmente no acolhimento do cidadão. Ele precisa ser respeitado, ter dignidade. Na educação, novas escolas e creches. “Porque a demanda está crescendo e precisamos atender.” Também temos que ampliar a oferta para que gradativamente possamos ofertar aulas até o nono ano e isso demanda obra física e vamos fazer”. O prefeito também lembrou a mudança no acesso ao Torneiro. “Porque aquela área vai receber um grande investimento.” Um condomínio misto, um bairro planejado que vai transformar aquela área do Rincão. Por isso, o acesso muda de lugar. Ele também lembrou, na entrevista que me concedeu na Som Maior, que já tem uma primeira obra para inaugurar. “A Lagoa do Jacaré atrasou um pouco, mas em mais uns 15 dias deve estar pronta para ser entregue à sociedade”.
Em Criciúma.
A Casan deve gradativamente ampliar a oferta de esgotamento sanitário na cidade. O próximo foco será a região do Grande Rio Maina. A informação saiu em reunião do presidente da estatal com o prefeito no começo desta semana.
Já em Nova Veneza.
A Casan espera concluir até o final deste ano o projeto que prevê o início do esgotamento sanitário na área central da cidade. O contrato entre a empresa e o município já foi assinado.
Em Morro da Fumaça
A obra de esgoto já começou. Por lá, a execução é do Samae, que pretende fazer as primeiras ações na parte central do município.
Transparência.
O presidente da Câmara de Içara, Duca Zatta, disse nesta quinta-feira, durante visita à Som Maior, que neste momento não está na pauta a retirada da sede do Legislativo de seu endereço atual. Zatta prometeu uma câmara mais atuante, mas próxima da comunidade. “E, sobretudo, mais transparente.” O Legislativo tem seu papel de propor e fiscalizar, mas é um poder fundamental para assegurar as transformações pelas quais a nossa cidade vem passando. Vamos fazer um mandato para orgulhar o eleitor.
Nomeado.
O prefeito Vagner Espíndola ativou a Superintendência de Apoio à Juventude e nomeou para a função o advogado e filho da ex-vereadora Tati Teixeira, já falecida. Vitor Teixeira é filiado ao PSD, apadrinhado politicamente pelo deputado Júlio Garcia. Ele chegou a cogitar a disputa por uma vaga na Câmara de Criciúma, mas recuou e apoiou a campanha de Marcos Machado, do MDB, que acabou garantindo sucesso no pleito.