Criciúma

“A Universidade é uma extensão da prefeitura. Ela não tem dono, é de todos e deve ser olhada com atenção”, assim pontuou a reitora Luciane Bisognin Ceretta aos candidatos à prefeitura de Criciúma, que visitaram a Unesc para receber os pleitos da instituição caso forem eleitos. A agenda com os seis candidatos encerrou ontem (5) com o prefeito Clésio Salvaro e o vice Ricardo Fabris.

Os candidatos a prefeito Chico Baltazar (PT), Júlia Zanatta (PL), representada pelo vice Alisson Pires (PSL), Cel. Cosme Manique Barreto (Podemos), Rodrigo Minotto (PDT), Aníbal Dário (MDB) e Clésio Salvaro (PSDB) estiveram na instituição em diferentes encontros e tiveram a oportunidade de apresentar seu plano de governo e conversar com os colaboradores. 

De acordo com a reitora, os pleitos aos candidatos reforçam a continuidade da parceria já existente entre Prefeitura e universidade. “A Unesc tem inúmeras parcerias com a Prefeitura das quais retornamos para a comunidade em atendimentos em saúde, cultura, esporte, tecnologia, educação, meio ambiente, entre outros. A Unesc é a única universidade comunitária da região e está em nossa essência contribuir com o desenvolvimento econômico, social, cultural e ambiental destes municípios”, comentou Ceretta.

Confira os pleitos elencados pela instituição:

a) Defesa à Unesc Comunitária e da região: apoio irrestrito à Unesc, uma universidade comunitária, democrática, plural e participativa, que não tem fins lucrativos e reinveste os seus resultados nas suas atividades fins, ou seja, no ensino, na pesquisa e na extensão de excelência, que colaboram com o poder público nas áreas da saúde, educação, cultura, meio ambiente, emprego, ampliação da renda e tecnologia. É uma universidade criada e mantida pela sociedade civil, que além de oferecer ensino de qualidade, desenvolve a pesquisa de reconhecimento nacional e internacional, além de contribuir para o desenvolvimento local e regional há 52 anos. Neste sentido, apoiar a Unesc é defender o patrimônio intelectual desta região e que é resultado de lutas protagonizadas pela sociedade criciumense. Assim, defender a Unesc é defender a própria cidade de Criciúma.

b) Apoio à permanência das bolsas de estudo para estudantes carentes da Unesc: solicitamos o apoio à manutenção da bolsa de estudos da Prefeitura Municipal de Criciúma, conforme previsto na Lei Orgânica Municipal, que anualmente permite o acesso e a permanência estudantil para mais de 600 estudantes carentes no ensino superior de qualidade, na Unesc. A educação superior é comprovadamente critério essencial para o desenvolvimento socioeconômico.

c) Apoio à Pesquisa Científica e à Extensão Universitária: incentivar parcerias do Poder Público Municipal com a Unesc nas áreas da cultura, lazer, esporte e saúde, por meio de convênios e incentivos de projetos de extensão e pesquisa. Desenvolvimento de projetos e parcerias na área de prestação de serviços, por meio do Iparque, para a melhoria da qualidade de vida da municipalidade, incluso com projetos de captação de recursos aos municípios.

d) Apoio ao Ambulatório de Fibromialgia: a Unesc implantou recentemente um Ambulatório de Fibromialgia com uma equipe multidisciplinar composta por enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos, e médicos. Profissionais que atendem, mensalmente, 300 pessoas. Solicitamos apoio financeiro por meio de convênio para o custeio do ambulatório.

e) Apoio à Mobilidade Urbana:  melhorar a mobilidade urbana no entorno do campus da Unesc, oportunizando melhores condições entre pedestres e veículos nas entradas do campus.

f) Apoio à Gestão de Serviços Municipais: a Unesc se coloca à disposição para apoiar, por meio de parcerias e convênios, a gestão de serviços prestados pelo município que possuam articulação com as atividades desenvolvidas pela Unesc nas diversas áreas de conhecimento.

g) Apoio para ampliação dos locais de Estágios na área da saúde:  manutenção e ampliação dos locais de estágios da área da saúde para os cursos de graduação da Unesc.

h) Apoio à manutenção dos serviços conveniados entre Unesc e PMC: manutenção e ampliação do convênio para Ambulatório de Feridas, Programa de automonitoramento glicêmico para diabéticos e o Núcleo de promoção da saúde e prevenção da violência.

i) Formação continuada para os professores da educação básica: constituição de parcerias para formação continuada de professores da educação básica, por meio da Unesc.

j) Apoio à ampliação de projetos ambientais em parceria com Unesc: estabelecer parceria no que tange questões que envolvem meio-ambiente, recuperação das áreas degradadas, revitalização do Rio Criciúma, dentre outros.

k) Apoio na atualização do Projeto Nascentes: reformulação do plano integrado de identificação de nascentes no território de Criciúma, em parceria com a Unesc.

l) Apoio na governança do Plano de Desenvolvimento Socioeconômico da Amrec: apoio à governança e implementação dos projetos estratégicos para Criciúma, resultantes do Plano de Desenvolvimento Socioeconômico da Amrec.

m) Apoio ao esporte, qualidade de vida e saúde para todos: apoio a projetos de ampliação do esporte como qualidade de vida e saúde para todos, em parceria com a Unesc.

n) Apoio ao fortalecimento do ecossistema de inovação: este apoio requer incentivos no desenvolvimento da inovação, tendo a Universidade como um espaço de convergência das diferentes iniciativas a partir da pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias. A Prefeitura Municipal de Criciúma poderá se colocar como articuladora de incentivos.

o) Apoio ao desenvolvimento do turismo regional: estabelecer proposta de turismo integrado regionalmente, evidenciando as especificidades do patrimônio cultural e grupos étnicos de cada município utilizando a expertise da Unesc para auxiliar no desenvolvimento desse setor.

p) Priorização da produção de energia limpa e renovável: investimento em parque solar para geração de energia fotovoltaica. A Unesc coloca à disposição seus programas de Mestrado e Doutorado para o desenvolvimento de soluções nesta área.