Solenidade simbólica coloca pedra fundamental e celebra avanço no projeto de R$ 14 milhões

Criciúma

A Câmara de Vereadores de Criciúma realizou na quinta-feira (19) uma cerimônia simbólica para marcar o início da construção de sua nova sede, localizada ao lado do Ginásio Valmir Antônio Orsi, no bairro Santa Bárbara. Com investimento de R$ 14 milhões, a obra tem previsão de início em janeiro e conclusão em até 30 meses.

Durante a solenidade, foi colocada a pedra fundamental da nova edificação, que terá nomes dos integrantes da 19ª legislatura. “Todos eles têm uma participação ativa”, afirmou Jair Alexandre (PL), presidente da Câmara. Ele destacou a estrutura moderna que atenderá melhor a população, com acessibilidade, galeria para mais de 200 pessoas e estacionamento ampliado. 

A ex-presidente Roseli de Lucca Pizzolo relembrou os primeiros passos do projeto, iniciado em 2022. “Questionamos os vereadores sobre a viabilidade do projeto, e todos concordaram. A partir daí, iniciamos os trâmites legais e a elaboração do projeto com o arquiteto André de Luca”, explicou. 

A iniciativa contou com apoio de uma comissão formada por entidades como o Observatório Social e a Associação Empresarial de Criciúma (Acic). Valcir José Zanette, presidente da Acic, reforçou a importância da obra. “A atual sede não atende às necessidades da Câmara e da sociedade sul-catarinense”, disse. 

O prefeito eleito, Vagner Espíndola, destacou que o início das obras coincide com o centenário da emancipação política do município. “Essa materialização coroa o centenário de Criciúma, promovendo a independência e autonomia dos órgãos públicos”, afirmou. 

A nova sede estará localizada próxima à prefeitura e ao Fórum de Justiça, reforçando a integração entre os órgãos públicos.