Michels: o fato novo

Apesar de todas as apostas indicarem uma polarização entre PP e MDB na disputa pela Prefeitura de Içara, a primeira pesquisa oficial realizada no município apresenta um fato novo. Pré-candidato do PSD, o vereador Alex Michels, aparece como a segunda opção mais lembrada para o pleito deste ano. Michels tem apostado na condição de candidato alternativo, para unificar a cidade. Trabalha para manter o PSD com chapa pura e talvez esse seja seu maior desafio neste momento. A liderança na pesquisa em todos os cenários é da progressista Dalvânia Cardoso. A pesquisa, realizada pelo IPC, foi encomendada pela Rádio Som Maior. A pesquisa ouviu 500 eleitores de Içara entre os dias 6 e 7 de julho e está registrada no TRE sob o número SC-09954/2020. A margem de erro é de 4,3% e o nível de confiança de 95%.

Na espontânea

Na pesquisa espontânea, onde o eleitor informa em quem pretende votar sem ter acesso ao nome dos candidatos os dados foram os seguintes: Dalvânia Cardoso (PP) 17,2%, Alex Michels (PSD) 7,8%, Arnaldinho Lodetti (MDB) 5,4%, Toninho de Mello (PL) tem 3,6%. O prefeito Murialdo Gastaldon, que não é candidato, foi citado por 3,2% dos eleitores. Agenor Castanha (PSL) aparece com 1% e Lauro Nogueira (PT) tem 0,4%. Brancos e nulos somam 4,6% e 56,8% se disseram indecisos.

Estimulada 1

A pesquisa também apresentou dois cenários estimulados. No primeiro são seis os candidatos ao Governo. Neste cenário os números são os seguintes: Dalvânia Cardoso: 37% Alex Michels: 19,2%, Toninho de Mello: 13,2%, Arnaldo Lodetti: 11,8%, Agenor Bombeiro: 6,6%, Lauro Nogueira: 3,2%, Não sabem: 4,8%, Nenhum: 4,2%.

Estimulada 2

O segundo Cenário reduz a disputa para três candidaturas. Nessas condições os números são: Dalvânia Cardoso: 40,6%, Alex Michels: 23% Arnaldo Lodetti: 12,6%. Não sabem 15,6% dos entrevistados e afirmaram que não pretendem votar em ninguém 8,2% dos entrevistados.

Polarizando

Há também um cenário de polarização entre PP e MDB. Nesse Dalvânia Cardoso chega aos 51,4%. Arnaldinho Lodetti surge com 16,6%. Indecisos somam 17,4%. Outros 14,6% afirmaram não votar em nenhum dos candidatos.

Favorita

Claro que o cenário pode mudar, mas Dalvânia Cardoso é a favorita em Içara. Lidera em todos os cenários e chega aos 51% quando polariza com o MDB. Talvez até por isso tenha adotado uma postura mais ponderada, observando o cenário e se manifestando apenas no momento certo.

Os efeitos

Claro que a pesquisa terá efeitos imediatos no cenário político de Içara. O primeiro deles é o de aquecer o clima eleitoral na cidade. O outro é de fazer muitas estratégias serem revistas. Afinal, ainda está cedo, há tempo para corrigir curso, acertar o baralho, mas claro que para isso será necessário ler as entrelinhas da pesquisa.

Elogiável

A postura da RAC Limpeza Urbana. Empresa tem adotado protocolo rigoroso para continuar prestando serviço essencial à população e trabalhado para garantir que os trabalhadores fiquem protegidos do Covid-19. Na terça, em meio a temporal, os serviços foram suspensos para assegurar que os profissionais minimizem os riscos de contágio.

Em Nova Veneza

PSDB se reuniu na terça-feira para tratar do cronograma que o partido pretende estabelecer para o processo eleitoral deste ano. Rogério Frigo é o candidato natural, vai a reeleição, e terá o PSD de vice. Resta saber quem será o indicado, já que Zé Spileri não pode mais disputar a função porque foi vice nos últimos dois mandatos.

Educação

Câmara dos Deputados aprovou na terça-feira a medida provisória que dispensa escolas e faculdades de cumprirem a quantidade mínima de dias letivos neste ano em razão da pandemia da Covid-19. Pelo projeto, os ensinos fundamental e médio serão dispensados de cumprir os 200 dias letivos, mas devem manter o mínimo de 800 horas.

Controladoria

O Governo de Criciúma vai ganhar uma controladoria geral. A decisão está tomada e foi antecipada na sessão de terça-feira no Legislativo de Criciúma pelo vereador Arleu da Silveira. Novo “serviço” será gerido pelo vice-prefeito Ricardo Fabris.