Jandir Sorato
Em contagem regressiva para o fim do mandato, o vice-prefeito Jandir Sorato fez um resumo de sua passagem pelo Paço e falou sobre seu futuro político.
Com que sentimento você deixa o Paço Municipal?
Jandir — São dois sentimentos: dever cumprido e gratidão. Entregamos nosso maior esforço para ajudar a prefeita Dalvania a fazer a cidade avançar e crescer. Gratidão à cidade que entendeu bem a nossa maneira de trabalhar.
O que você entende que foi a marca deste governo de Dalvania e Jandir?
Jandir — O trabalho. Não sossegamos um único minuto. Respeitando as leis e a ética, não houve um único dia em que o governo se ausentou da busca por soluções para as necessidades da cidade.
O Jandir segue na vida pública? Fará parte do próximo mandato da prefeita como secretário?
Jandir — Estamos à disposição da cidade e da prefeita Dalvania. Continuar no governo é uma escolha que não cabe a nós; porém, estando no governo ou não, vamos continuar dando o nosso melhor por esta cidade.
Você não esconde o desejo de presidir a Cooperaliança. A partir de agora, vai trabalhar nesse projeto?
Jandir — Sou um homem com espírito público. Quero contribuir com Içara. Nestes quatro anos, dei o meu melhor no Paço Municipal. Havia um sentimento de mudança latente, e o povo mudou quatro anos atrás. Tenho a sensação de que existe esse mesmo sentimento em relação à cooperativa.
O que você entende que precisa mudar na cooperativa e que você acha que pode fazer?
Jandir — Os associados precisam se sentir seguros de que a cooperativa está em boas mãos, ou seja, precisam ter confiança na diretoria. Diante dos últimos acontecimentos envolvendo prisões e ações judiciais, será que existe essa segurança? Também entendemos que é necessário melhorar muito a transparência da empresa. Além de tudo isso, toda instituição com caráter público precisa passar por uma oxigenação, uma troca de ares, como ocorreu aqui na prefeitura e já não ocorre há muitos anos na cooperativa.
Acélio na Saúde
Há mais de 30 dias, afirmei que Acélio Casagrande poderia ser o secretário de Saúde de Içara. O nome dele deve ser anunciado em um pacote com os demais integrantes do primeiro escalão. Acélio chegou a receber proposta para atuar em uma vaga do Estado na região, mas preferiu optar por Içara.
Em Criciúma
Vaguinho Espíndola anunciou Thiago Rocha Fabris como o novo secretário da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços de Criciúma. Com uma carreira marcada por sólida formação acadêmica e experiência em gestão e planejamento econômico, Fabris traz um perfil técnico para liderar os rumos econômicos do município a partir de 2025. “A integração de Criciúma às tendências econômicas nacionais e internacionais é essencial para manter a relevância do município no cenário regional. Com base em princípios de planejamento estratégico, acredito que a cidade tem potencial para se destacar como um polo de desenvolvimento sustentável e inovação”, afirma o futuro secretário.
Gestão técnica
O prefeito eleito destaca o compromisso técnico da sua gestão e a intenção de potencializar a economia do município. “A nomeação de Thiago reflete a aposta do município em uma gestão que une conhecimento técnico, experiência prática e visão estratégica. Confiamos que, com o Thiago, vamos continuar atraindo novos investimentos e empresas para Criciúma, criando um ambiente favorável ao empreendedorismo e à geração de empregos, além de fortalecer a base produtiva por meio de políticas de incentivo econômico direcionadas a micro, pequenas e médias empresas”, afirma.
Últimos ajustes
O prefeito eleito do Balneário Rincão também deve anunciar, antes do Natal, o restante de sua equipe. Um dos nomes que devem figurar no primeiro escalão é o do advogado Gabriel Schonfelder, que será o procurador-geral da cidade.
Na Câmara
Em Içara, os últimos dias têm sido de bastidores aquecidos. Não dá para descartar que a disputa tenha pelo menos duas chapas inscritas. É esperar para ver.