Força do Turismo
A associação Pró-Goethe apresentou no sábado, em Urussanga, o lançamento de mais uma Vindima. Uso o evento de pano de fundo para falar de um setor que tem na região um potencial ainda adormecido e que precisa ser melhor explorado pelos novos gestores. O turismo está pronto para desabrochar no Sul de Santa Catarina e talvez só ainda não tenha chegado a esse patamar pela falta de sincronia entre os municípios. Urussanga tem o enoturismo, Pedras Grandes, a cultura de berço da imigração italiana, temos a força gastronômica de Nova Veneza, o turismo religioso em Içara, as praias, o balonismo, o turismo de aventura em Treviso e Siderópolis, a Serra do Rio do Rastro em Lauro Müller. Se conectarmos tudo isso em um grande roteiro, vamos atrair visitantes de todo o país e de fora dele também. É um potencial adormecido, que pode impulsionar a nossa economia, melhorar a qualidade de vida da população, mas que, sem dúvida, precisa ser trabalhado de maneira séria e responsável.
Reforço na segurança
Falando em turismo, o lançamento da Estação Verão 2024/2025 foi realizado na manhã de segunda-feira (16), no Grupamento de Busca e Salvamento dos Bombeiros Militares, na Beira-Mar Norte, em Florianópolis, com a presença do governador Jorginho Mello, deputados, o senador Jorge Seif, o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, a prefeita de Itapema, Nilza Simas, e membros do secretariado do governo. “Estamos preparados, com equipes reforçadas, e vamos atender muito bem esses mais de 3 milhões de turistas que chegam a Santa Catarina. Vamos fazer a Estação Verão mais segura de todos os tempos com esses investimentos do governo do estado em várias áreas, para garantir essa tranquilidade para quem vem de fora e para quem vive aqui”, afirmou o governador Jorginho Mello.
Obra parada
Os vereadores Zairo Casagrande (PDT), de Criciúma, Luan Varnier (MDB), de Urussanga, e Luiz Fontana (PL), vereador eleito em Criciúma, realizaram na manhã de segunda-feira (16) uma vistoria nas obras da SC-108. Durante a visita, os parlamentares verificaram a ausência de movimentação de maquinário no local. “É uma obra tecnicamente abandonada. Veja bem, ao longo de toda a extensão, há apenas uma retroescavadeira e um rolo. Acho que a palavra ‘rolo’ define bem o que é a SC-108. A imprensa, os deputados estaduais, os vereadores e os prefeitos foram solenemente enrolados durante todo o ano de 2024.” O secretário de Infraestrutura, Jerry Comper, chegou a anunciar que detalharia o cronograma da obra, mas isso não aconteceu.
Após quarta-feira
Prefeito eleito Vagner Espíndola, o Vaguinho, deve anunciar uma nova leva de integrantes do seu governo só depois de quarta-feira. Ele deve aguardar antes a Câmara de Vereadores de Criciúma aprovar o projeto encaminhado pelo prefeito Clésio Salvaro, estabelecendo a reforma administrativa e mexendo na estrutura do futuro governo. Ainda aguardam para serem anunciados o secretário de Indústria e Comércio, cargo que será criado, o secretário de Assistência Social e o titular da Fundação Municipal de Esportes.
Homenagem
O deputado federal Ricardo Guidi foi homenageado no Bairro da Juventude. Ele visitou o local na segunda-feira (16) e recebeu a placa do “Pacto de Amizade”, que agradece a parceria durante os mandatos e reafirma o compromisso com a instituição que atende mais de 1.600 estudantes criciumenses — dos quatro meses até os 18 anos. “Hoje foi um dia de alegria. Não apenas pelo reconhecimento neste Pacto de Amizade, mas por acompanhar de perto as atividades que contam com o nosso apoio e transformam a vida de tantas crianças e adolescentes da cidade”, colocou Guidi. Ainda segundo ele, a parceria continua firme e já garantiu outros R$ 500 mil para novas iniciativas.
Mudanças
O governo vai trabalhar para evitar a desidratação das medidas fiscais em análise no Congresso, tanto o pacote de corte de gastos quanto a reforma tributária. Esse é o apelo do presidente Lula, repassado ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Os dois conversaram em São Paulo, após uma visita que o ministro fez ao presidente, que se recupera de um procedimento feito na semana passada. “Ele está muito bem-disposto. Fizemos um despacho absolutamente tranquilo. Falamos sobre vários assuntos. Expus para ele a situação da reforma tributária, o estado da arte, o que está para ser decidido pela Câmara, agora em caráter definitivo. Também tratamos das medidas fiscais, da necessidade de votação nesta semana, e de alguns projetos das reformas microeconômicas que também precisam ser votados nesta semana.”