Roseli de Lucca assume comando de Criciúma

24

Por dez dias, vereadora será prefeita interina no período de licença do prefeito Clésio Salvaro e do vice Ricardo Fabris

Criciúma

Em um ato altamente prestigiado a presidente da Câmara de Vereadores de Criciúma, Roseli de Lucca Pizzolo (PSDB) assumiu o comando da Prefeitura de Criciúma. O prazo é curto, serão dez dias no Paço, durante o período de licença do prefeito Clésio Salvaro e do vice Ricardo Fabris, mas o suficiente para encher de orgulho a professora licenciada. “Eu nunca vou esquecer este momento. Nem nos meus melhores sonhos imaginei que um dia, por dez dias, eu seria a prefeita da cidade. Muito orgulhosa, grata ao prefeito pelo gesto e a todos que vieram aqui hoje para prestigiar este momento tão importante”, resumiu Roseli.

Logo após repassar o cargo, o prefeito Clésio Salvaro fez questão de destacar a importância do gesto que ele vem praticando desde o primeiro mandato. “Em todo o nosso governo temos adotado esta prática que é na verdade um gesto de respeito ao legislativo. É o governo mostrando e reconhecendo o valor do parlamento e deixando claro que a cidade não é governada apenas pelo executivo. A vereadora é uma trabalhadora e tenho certeza que a partir de agora vai trabalhar ainda mais para aproveitar bem este período”.

Presente ao evento, a deputada federal Geovânia de Sá fez questão de ressaltar a importância do ato para as mulheres. Ela lembrou que com a posse de Roseli o Brasil passa a ter, ainda que de maneira temporariamente, 12% de prefeitas. “Eu fiz questão de buscar este dado para que se tenha a noção da importância deste ato. Somos mais de metade da população, mas a nossa representatividade na política ainda é muito pequena. Por isso a importância de incentivarmos uma participação cada vez maior. Nós podemos estar em todos os ambientes e a gestão pública é um destes ambientes”, ressaltou a parlamentar.

Os primeiros compromissos de Roseli como prefeita serão longe de Criciúma. Nesta terça-feira ela vai a Brasília para participar do ato de entrega do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. A iniciativa visa reconhecer práticas do poder público em prol do apoio às micro e pequenas empresas e o estímulo ao ambiente de negócios. Salvaro se destacou na categoria Empreendedorismo na Escola, com o projeto Educando para o Futuro.

Também na capital Federal, Roseli vai conversar com o Ministro de Minas e Energia sobre a chamada ACP do Carvão. A Ação Civil Pública (ACP) do Carvão, surgiu com o intuito de recuperar os passivos ambientais oriundos da atividade de mineração e beneficiamento do carvão entre as décadas de 70 e 80. A ação foi proposta pelo Ministério Público Federal (MPF) visando a recuperação destas áreas e considerou réus empresas carboníferas, o Estado e a União. O problema é que hoje ela trava ações que seriam fundamentais para impulsionar o crescimento da região