Governo catarinense deu sinal verde e comandante do 6º CRPM, coronel Vilson Schlickmann Sperfeld, discutiu o plano com o prefeito Clésio Salvaro

Criciúma

O Governo de Santa Catarina deu sinal verde para a instalação de seis escolas militares no Estado. E Criciúma, na região carbonífera, está na lista. O comandante do 6º Comando Regional de Polícia Militar, coronel Vilson Schlickmann Sperfeld, discutiu o plano com o prefeito Clésio Salvaro. A proposta é utilizar uma escola municipal desocupada para a nova escola militar. Salvaro e o secretário de Educação, Celito Cardoso, prometeram avaliar possíveis locais.

“É importante deixar claro que não queremos desativar nenhuma escola. Por isso pedimos ao prefeito uma estrutura que não esteja sendo utilizada”, explicou Sperfeld. Se a escola militar for estabelecida em Criciúma, o plano é começar com 120 alunos dos 6º e 7º anos do ensino fundamental.

“Temos a experiência de outras unidades de Santa Catarina que o número de matrículas nas escolas militares é sempre maior do que a quantidade de vagas. Por isso, a escolha dos alunos será feita por meio de sorteio”, explicou o coronel.

Após a seleção do local, o modelo será apresentado ao Conselho Estadual de Educação. Ao contrário das escolas cívico-militares, em escolas militares, a gestão é totalmente policial.