No Trânsito
O prefeito eleito de Criciúma, Vaguinho Espíndola (PSD), juntamente com o vice Salésio Lima e o deputado estadual Júlio Garcia, anunciou o nome que estará à frente da Superintendência de Trânsito do município a partir do próximo ano. Será o sargento da Polícia Militar Edno Carmélio Dutra, que possui longa experiência na segurança pública em Criciúma e em outras regiões do Brasil. Conforme Vaguinho, a Superintendência será instalada na região do Pinheirinho. “Nós vimos a necessidade de criar uma divisão para aprimorarmos os serviços, garantindo uma eficiência ainda maior na gestão de trânsito e mobilidade urbana da cidade. A base será no Pinheirinho, ponto estratégico, pois é uma região que tem muita demanda. E o Edno é um profissional com muita experiência, que vai trazer todo o dinamismo e competência que entregou na Polícia Militar ao longo da sua trajetória para a gestão do trânsito da nossa cidade”, destaca Espíndola.
Experiência
O sargento conta com 31 anos de carreira na segurança pública, onde atuou no Tático de Criciúma, com passagens pela Força Nacional, integrando a equipe que realizou operações no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro. Ainda, em seu currículo, está a segurança do Papa Francisco durante sua visita ao Brasil. Profissional com experiências em operações internacionais, já foi reconhecido pela ONU como um dos 12 melhores policiais do país. “O nosso objetivo será priorizar a preservação de vidas e melhorar a mobilidade urbana da cidade. Vamos assegurar que Criciúma seja uma cidade ainda mais sinalizada para garantir a segurança, tanto dos pedestres como dos motoristas. A cidade está crescendo muito e precisamos acompanhar essa evolução e continuar fazendo da nossa cidade um lugar seguro para todos”, destaca o futuro superintendente.
Nesta semana
Vaguinho também deve anunciar mais um secretário. A aposta é de que o nome de Jair Alexandre seja confirmado para a Secretaria de Ação. O nome dele é defendido pelo prefeito Clésio Salvaro, e a escolha deve ser oficializada.
Não vai
Pelo menos por enquanto, a região não vai ter o seu quinto deputado federal em Brasília. Como a relação entre o governador e o MDB não caminhou como se imaginava, o deputado Carlos Chiodini não vai para o governo e, por consequência, a vaga para o suplente não ficará aberta. Vampiro vai ter que esperar.
No Senado
O deputado federal Daniel Freitas confirmou na sexta-feira (13), durante entrevista concedida à rádio Som Maior, que vai trabalhar sua candidatura para o Senado na eleição de 2026. “Estou trabalhando para isso e vou continuar trabalhando. Já falei para Jorginho Mello e Jair Bolsonaro”, destacou Freitas, que também afirmou defender um presidente do PL de Criciúma que não seja deputado.
Em alerta
O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, e o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, realizaram uma coletiva de imprensa para atualizar a população sobre a situação da dengue no estado e apresentar as ações em andamento para combater a doença. Em 2024, Santa Catarina já registrou 61.116 focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, e um aumento de 247% no número de mortes em relação ao ano passado. Enquanto em 2023 o estado registrou 98 óbitos, neste ano já são 340 mortes. Esse cenário crítico leva o governo estadual a intensificar esforços em diversas frentes.
Recuo
A produção industrial brasileira recuou 0,2% em outubro, após registrar alta em setembro. Os dados fazem parte da Pesquisa Industrial Mensal Regional e foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na sexta-feira (13). Segundo Bernardo Almeida, analista da pesquisa, apesar da queda no ritmo da produção em outubro, o setor vem apresentando resultados positivos ao longo do ano, reflexo do cenário de aquecimento da economia: redução do desemprego e aumento médio no consumo das famílias.
Turismo
O sábado (9) foi de degustação de vinho Goethe em Urussanga, com o lançamento de mais uma vindima. A ação, que tem o apoio do Sebrae, foca no desenvolvimento do turismo de Urussanga e de toda a região.