Acic tem novo comando definido
A Associação Empresarial de Criciúma elege na terça-feira (5) o novo comando da entidade. Mantendo a tradição, será uma única chapa que será aclamada. Mantendo também a tradição, o atual vice-presidente da entidade, Frank Hobold, será o comandante da associação pelos próximos anos. Grasiela Moretto, da Ufo Way, fará história sendo a primeira mulher vice-presidente da entidade. E, na lógica da regra citada anteriormente, ela será, em breve, a primeira mulher a comandar a Associação Empresarial de Criciúma. A Acic é uma das entidades mais atuantes de Santa Catarina. Há tempos deixou de lado questões meramente corporativas para, cada vez mais, levantar as bandeiras da região. Além disso, tem acumulado grandes gestões, como a do atual presidente Valcir Zanette, que sai do cargo com números bastante positivos.
Definições
Pelo menos quatro câmaras de vereadores da região já estão com os seus presidentes bem encaminhados. Em Içara, Duka Zata, do PP, será o escolhido para comandar a casa pelos primeiros dois anos. No Balneário Rincão, Fernando Casagrande, do MDB, deve ficar com o comando da casa. Em Morro da Fumaça, a progressista Marijane Felipe ficará com a presidência, e, em Criciúma, Márcio Daros, do PSD, está confirmado. Nas demais cidades, as articulações seguem a todo vapor. Em Cocal, Maria Luiza Darolt tem trabalhado seu nome; mesmo com o PP tendo minoria, ela está no páreo.
Festa
A Cermoful realiza nesta sexta-feira (1º) a edição do seu Natal na comunidade do Bairro Presidente Vargas. O presidente, Rudy Recco, explica que será a primeira vez que a celebração sai de Morro da Fumaça para passar pelas comunidades. “Para brindar um ano especial de muitas conquistas. Será uma grande festa, e estão todos convidados.”
Falando em Natal
A CDL de Içara e o governo do município realizaram ontem o desfile de Natal na cidade. Grande evento, que movimentou o município. “A expectativa por aqui está em alta. Esperamos um grande Natal com boas vendas. Na próxima semana, vamos celebrar a ativação do nosso parque para que todos possam brincar gratuitamente na cidade”, destaca o presidente da CDL, Paulo Brígido.
Homenagem
Os 50 anos da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe) foram reconhecidos em uma sessão solene realizada pela Câmara dos Deputados, na manhã desta terça-feira (28), em Brasília. A cerimônia, proposta pelo deputado federal Pedro Uczai, reuniu autoridades, reitores das universidades associadas e lideranças políticas em celebração à história e impacto da Acafe na educação e no desenvolvimento de Santa Catarina. “Esse momento simboliza meio século de contribuições essenciais ao desenvolvimento do estado. A Acafe surgiu da organização da sociedade civil para atender às demandas regionais em um período de expansão econômica de Santa Catarina. Desde então, nossas instituições comunitárias tornaram-se referências nacionais, responsáveis por 58% da ciência produzida no estado e pela formação de professores no ensino presencial”, ressaltou Luciane.
Destaque
Criciúma segue sendo destaque na geração de emprego na região. Dados divulgados pelo Caged mostram que, no acumulado, foram admitidos 4.150 trabalhadores, resultando em um saldo positivo de 259 novos postos formais de trabalho no município. “Esses números refletem a força da nossa economia e o compromisso do governo em criar condições que favoreçam o crescimento das empresas e a geração de empregos. Não se trata apenas de estratégias administrativas, mas de um trabalho constante para atrair investimentos, apoiar empreendedores e garantir que trabalhadores tenham mais oportunidades. É assim que construímos uma Criciúma mais próspera e com mais qualidade de vida para todos”, frisou o prefeito Clésio Salvaro.
O retorno
O prefeito de Cocal do Sul, Fernando De Fáveri, do MDB, está de volta ao comando do município depois de cinco meses de afastamento. Fernando foi alvo da segunda fase da Operação Fundraising. A operação investiga um suposto esquema de direcionamento de licitações em vários municípios de Santa Catarina. De Fáveri chegou a ficar preso por 29 dias e, após sua liberação, foi proibido pela Justiça de acessar a prefeitura e manter contato com outros investigados e testemunhas. Ontem, pelas redes sociais, o prefeito anunciou seu retorno. A decisão que permite sua volta ao cargo foi assinada pelo desembargador Sidney Eloy Dalabrida. De Fáveri comandará o Executivo municipal até o término de seu mandato, em 31 de dezembro.
Armas
O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, disse nesta terça-feira (3) que já assinou um novo decreto para permitir que clubes de tiro instalados atualmente próximos de escolas continuem funcionando onde estão. Esse decreto é resultado de um acordo com parlamentares de oposição no Congresso, que reagiram às restrições à compra e uso de armas impostas pelo governo Lula em um decreto publicado em julho do ano passado. Entre as medidas, o texto do ano passado proíbe a presença de clubes de tiro a menos de um quilômetro de escolas e determina a mudança daqueles que desrespeitam esse limite.