Contra a violência

A segurança foi tema de encontro ontem no Paço Municipal de Criciúma. As forças de segurança, além da sociedade civil organizada, foram acionadas pelo prefeito Clésio Salvaro, que é também presidente do GGIM, com o objetivo de discutir melhorias para a segurança do município, por meio de ações integradas. Salvaro também foi às redes sociais para falar do assunto. Reforçou que Criciúma é a cidade do trabalho e que os criminosos serão procurados. “Apesar de registros recentes de crimes em nossa cidade, que geram preocupação da população, reforçamos a importância das nossas forças de segurança que, por sua atuação, tornam Criciúma uma das cidades mais seguras de Santa Catarina. Mas sempre podemos fazer mais, por isso ações integradas serão implementadas”, reforçou o prefeito Clésio Salvaro. A exemplo do que acontece em outras cidades, a grande carência acaba sendo a escassez de efetivo. O assunto será levado ao governador Jorginho Mello e ele será cobrado. No fim do ano passado o prefeito de Forquilhinha e presidente da Amrec já havia dito que a questão efetivo seria a primeira cobrança do novo governador e a julgar pelo crescente número de ocorrências neste início de 2023 ela se tornou ainda mais necessária.

Saindo

Zalmir Casagrande não é mais o presidente da Fundação Cultural de Criciúma. Ele solicitou sua exoneração ao prefeito e foi atendido. Agora, temporariamente, a função será acumulada pelo secretário de Governo Vagner Espíndola. Um novo nome deve ser definido nos próximos dia.

Definido

O presidente da Câmara Municipal de Criciúma, Salésio Lima (PSD), indicou o vereador Nícola Martins (PSDB) para presidir a Escola do Legislativo da Casa, no biênio 2023/2024. “Foi no final de 2022 que manifestei esta vontade ao vereador Salésio e a vários colegas. Agora presidente, ele me indicou para retomar a importância da Escola e de suas ações”, agradece Nícola.

Suspenso

A Câmara de Vereadores de Forquilhinha suspendeu o concurso público anunciado pelo edital nº 01/2022, destinado à contratação de pessoal em regime próprio e a formação de cadastro reserva. A suspensão do concurso organizado pelo Instituto de Pesquisas, Pós-Graduação e Ensino de Cascavel (IPEC) é por tempo indeterminado, conforme o ato nº 01/2023 publicado pela Mesa Diretora da Câmara Municipal de Forquilhinha.

Em Brasília

Tem gente de Santa Catarina e da região detidos em Brasília. Prisões ocorreram após os atos de vandalismo e depredação registrados no último domingo. Por ora ainda não há um posicionamento claro sobre o período em que estas pessoas permaneceram guardadas.

Inflação

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado a inflação oficial do País, teve alta de 0,62%, em dezembro e fechou o ano de 2022 com variação de 5,79%, superando a meta do Banco Central, que era de 3,5%, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual, para mais ou para menos. Os dados são do IBGE e foram divulgados nesta terça-feira. O custo dos alimentos acabou sendo o grande vilão deste processo.