Modelo 

Com foco no cuidado e no descarte correto de medicamentos, sob rigorosa triagem técnica e profissional, o governador Jorginho Mello sancionou na quarta-feira (6) a lei que cria o programa Farmácia Solidária em Santa Catarina. A proposta adota o modelo criado pela Unesc, hoje referência para o estado. “A gente só tem a agradecer ao governador por reconhecer o nosso projeto e torná-lo um exemplo para Santa Catarina e para o Brasil. Não vamos medir esforços para fazer essa iniciativa chegar às demais regiões, por meio das nossas universidades. Queremos ser parceiros de um governador que acredita e tem atitudes que geram impactos e mudanças positivas na vida das pessoas”, ressalta a reitora Luciane Ceretta.

Entrega 

Içara realizou na quarta-feira (6) a entrega do Prêmio de Sustentabilidade, que reconhece práticas de empresas, escolas, entidades e pessoas físicas que contribuem para um município mais sustentável. A superintendente da Fundai, Jéssica Laurindo Calegari, conta que, neste ano, o Prêmio Içara Sustentável envolveu 17 participantes que inscreveram 18 projetos. A avaliação de cada um deles foi realizada por uma comissão formada por membros da própria Fundai, do Conselho de Meio Ambiente de Içara (Comam) e da prefeitura. “Eles observaram, sobretudo, quais ideias eram mais conscientes e inovadoras em defesa do meio ambiente”, acrescenta.

Alerta 

Na sexta-feira (29), ocorre a Black Friday, que movimenta a economia do país e atrai muitos consumidores. Uma pesquisa feita com 126 mil pessoas mostra que elas pretendem gastar entre R$ 201 e R$ 500. O levantamento ouviu consumidores nos caixas eletrônicos dos bancos 24 horas nos meses de agosto e setembro. Produtos de alimentação e eletrônicos são os mais desejados, seguidos de artigos para casa, vestuário, higiene e beleza, bebidas e viagens. A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, alerta os consumidores para se atentarem às promoções e evitarem a “Black Fraude”, com práticas enganosas como o aumento artificial de preços antes do período das promoções.

Vaguinho terá 9 na base

O prefeito eleito Vaguinho (PSD) confirmou a adesão do vereador eleito Marcos Machado (MDB) à sua base de apoio na Câmara de Vereadores, garantindo uma maioria para o início de seu mandato. A base será composta por vereadores do PSD, PSDB, União Brasil e MDB, totalizando nove legisladores. A vereadora Geovana Zanette (PSD) articulou a composição da mesa diretora, que contará com Marcio Darós (PSD) como presidente no primeiro ano, seguido por Neto Uggioni (PSDB) e Geovana Zanette. A base deve chegar a 12 vereadores ao longo do mandato.

Temer descarta ser vice de Bolsonaro

O ex-presidente Michel Temer (MDB) afirmou, em entrevista à CNN na quarta-feira (7), que não pretende retornar à política e disputará a presidência em 2026. A declaração reflete sobre especulações após o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) mencionar seu nome como possível vice. Bolsonaro, em entrevista à Folha de S.Paulo, disse que está aberto a conversas sobre a composição da chapa, mas Temer reafirmou sua decisão de se afastar da vida pública.

Pacheco defende reforma da governança global

Durante a 10ª Cúpula de Presidentes dos Parlamentos do G20, aberta na quinta-feira (7), o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, destacou a necessidade de uma governança global reformada para combater as desigualdades e a crise climática. Ele enfatizou que soluções conjuntas são essenciais para enfrentar desafios como a fome, a pobreza e as mudanças climáticas. Pacheco também ressaltou a importância de promover o desenvolvimento sustentável e fortalecer as instituições globais. O evento segue até sexta-feira (8) e reúne representantes de 15 das maiores economias do mundo.

Gaeco na área

A quinta-feira (7) foi movimentada no cenário político catarinense com duas operações que miraram fraudes em prefeituras do sul do estado. Em Capivari de Baixo, a Operação Fafnir, conduzida pelo Gaeco, apura fraudes em licitações envolvendo ex-servidores e empresários. Já em Sangão, o prefeito reeleito e oito servidores foram afastados pela 2ª Delegacia de Combate à Corrupção (Decor) por suspeita de contratação irregular de serviços de comunicação. O Ministério Público apoiou as ações, autorizadas pelo Tribunal de Justiça. As operações envolveram mais de 80 policiais e reforçaram o compromisso com a transparência na administração pública.