Cerimônia da entrega dos certificados foi realizada na manhã de ontem em Balneário Rincão

Balneário Rincão

Os estudantes da rede municipal de ensino de Balneário Rincão receberam na manhã desta quarta-feira os certificados pela formatura no projeto Golfinho do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, em parceria com a Prefeitura de Balneário Rincão e a Secretaria Municipal de Educação. Foram 163 crianças que receberam os certificados. Alunos dos 4º anos das escolas Maria Amélia da Silva, da Barra Velha; José Réus, Lagoa dos Freitas; e Arroio Rincão, do Centro.

Segundo o sub tenente do Bombeiro Militar Renato Bonelli Bitencourt, o Corpo de Bombeiro, no intuito de estreitar o relacionamento com a comunidade decidiu ampliar o público alvo dos projetos sociais, investindo na capacitação das crianças. “Acreditamos que podemos contribuir para a construção de uma sociedade com valores e princípios que respeitem a vida e o meio ambiente”, destacou Bonelli.

A secretária de Educação e Assistência Social, Jucilene Fernandes, participou da cerimônia e enalteceu a importância do projeto. “Hoje realizamos a cerimônia de entrega dos certificados do Projeto Golfinho, uma iniciativa em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina que visa formar as crianças para prevenção de acidentes em ambientes aquáticos. A cerimônia contou com entrega de certificados e o tradicional banho dos novos golfinhos, realizado com o caminhão dos bombeiros, celebrando de maneira especial a conclusão do projeto e reforçando a importância sobre a prevenção de afogamentos”, pontuou a secretária.

O vice-prefeito e prefeito eleito para o próximo mandato, Luiz Laurindo, destacou a importância do projeto e agradeceu ao Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina pela parceria e por estar instruindo as crianças do município. “Projeto fundamental para o futuro destes estudantes que ficam mais preparados para os desafios de enfrentar os locais. O lema é Água no Umbigo é Sinal de Perigo é muito importante, pois traz um alerta para todos, sem contar que estas crianças irão levar estes ensinamentos para suas famílias”, ressaltou Luiz Laurindo.

História

O projeto Golfinho começou no verão de 1998 para 1999 e é voltado para crianças de 7 a 11 anos, com o objetivo de fortalecer uma cultura voltada à prevenção de acidentes aquáticos, orientando de maneira lúdica o público infantil sobre a utilização das praias e demais ambientes aquáticos de lazer, além do incentivo ao convívio harmônico entre as pessoas e o meio ambiente, contribuindo para uma sociedade mais segura e promovendo o exercício da cidadania.