Moradores de sete bairros são orientados sobre ligação à rede e valores cobrados
Içara
A Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) anunciou que a cobrança pelos serviços de coleta e tratamento de esgoto em Içara começará em fevereiro. A medida afeta sete bairros da cidade, que já possuem 60% das unidades conectadas à rede coletora, conforme exigido pela legislação municipal.
Moradores dos bairros Centro, Jaqueline, Jardim Elizabete, Cristo Rei, Tereza Cristina, Raichaski e parte do bairro Aurora estão sendo informados sobre a necessidade de ligação ao sistema. As orientações foram enviadas por meio das faturas de água e reforçadas por visitas às residências.
O valor cobrado pelo serviço de esgoto será equivalente ao da água. Por exemplo, quem paga R$ 50,00 de água mensalmente, terá uma cobrança total de R$ 100,00 com o acréscimo do esgoto. Segundo a Casan, essa equiparação de valores está de acordo com a política tarifária para serviços de saneamento.
A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) que atende a região está localizada no bairro Jaqueline, com capacidade para tratar até 15 litros de esgoto por segundo. O tratamento é realizado pelo sistema de lodos ativados, que utiliza bactérias para acelerar a decomposição da matéria orgânica.
Paulo Henrique Tonetti, chefe da Casan de Içara, ressaltou a importância da conexão dos imóveis ao sistema de esgoto, destacando os benefícios para a saúde pública e a preservação ambiental. “É muito importante que os moradores tenham a conexão de seu esgoto com a rede coletora da Casan, pois a oferta dos serviços de coleta e tratamento é essencial para a saúde pública e a conservação ambiental”, afirmou.
Ele também enfatizou que o saneamento contribui para reduzir a disseminação de doenças, evitar a poluição dos corpos hídricos e promover a sustentabilidade, resultando em uma melhor qualidade de vida para a população e na preservação dos recursos naturais.
Os moradores que ainda não fizeram a ligação ao sistema foram orientados a regularizar a situação o mais breve possível para evitar transtornos com a cobrança futura.