A Orquestra Sinfônica Municipal de Içara se apresentou na segunda-feira no bairro Jardim Elizabete, na escola Quintino Rizzieri, que completa 40 anos de fundação em 2019. “A gente foi na escola para divulgar o trabalho da orquestra e divulgamos também as aulas para quem queira aprender a tocar algum dos instrumentos musicais compostos pela nossa orquestra”, explica o maestro e professor Rodrigo Fernandes Duarte.

Segundo a diretora da unidade escolar, Jucelma Cardoso Cipriano, o objetivo do convite foi fazer com que os alunos se sintam motivados a participarem da Orquestra Sinfônica Municipal.

“A música é um bem cultural. Pela música você também desenvolve a parte cognitiva. Com essa iniciativa, a gente mostra que as crianças podem fazer parte de uma orquestra, de maneira gratuita e terem acesso à música. Por isso consideramos a iniciativa muito importante”, ressalta Jucelma.

A escola conta com o projeto “Quintino no meu coração, 40 anos de educação”, em alusão aos 40 anos de atividade que serão completados no dia 27 de abril. “Teremos uma festa para celebrar os 40 anos. Então os alunos estão preparando várias apresentações para esse dia especial”, revela a diretora.

A agenda da orquestra conta com outras apresentações delineadas. Porém, a confirmação nos eventos depende da disponibilidade dos integrantes. “Não temos uma agenda a médio e longo prazo. Vamos confirmando à medida que as datas das apresentações se aproximam e convocamos os músicos conforme disponibilidade de cada um”, detalha Duarte.

 

Composição

 

A orquestra conta com 30 integrantes atualmente. Para participar, os interessados precisam se inscrever na sede da Fundação Municipal de Cultura e Esportes (FMCE). “Para quem queira fazer aula de teoria musical e aprender a tocar algum instrumento da orquestra, nós marcamos as aulas e após aproximadamente um ano de teoria, o aluno estará apto para compor a orquestra”, explica o maestro Rodrigo Duarte. As aulas acontecem uma vez por semana na sede da FMCE.

A Orquestra Municipal é formada por jovens e adultos. O grupo se apresenta em escolas, praças e demais eventos públicos. São aproximadamente 30 instrumentos cedidos em parceria com a orquestra sinfônica da Assembleia de Deus. Dentre eles estão: saxofone, trombone, trompete, trompa, violoncelo, bombardino, flauta e clarinete. “A parte neurológica da pessoa, quando pratica música, desenvolve bastante. Além disso, a música ajuda a pessoa a ter uma ocupação, principalmente os jovens”, ressalta o maestro.

De acordo com Duarte, que além de maestro também é professor de música, o propósito da Orquestra Municipal é atrair para o mundo da música jovens que tenham tempo ocioso e que estejam em situação de vulnerabilidade social. “O interesse dos alunos é fantástico. Eles ficam abismados com a orquestra, pois a maioria não tem muito contato com instrumento de sopro e nem contato com orquestras. Isso desperta muita atenção neles e, aliada à atenção, desperta o interesse pela aprendizagem”, aponta.