Investimento de R$ 735 mil moderniza espaços esportivos e reforça valorização cultural na universidade
Criciúma
A Unesc inaugurou a revitalização de seu Complexo Esportivo e um novo Ponto de Cultura na quinta-feira (17). A reforma inclui a academia e a piscina semiolímpica, modernizando os espaços de prática física e formação dos alunos. Além disso, o Ponto de Cultura reforça a preservação das tradições culturais regionais. Essas iniciativas integram a missão da Universidade de promover o bem-estar e a valorização da cultura local.
A cerimônia de reinauguração contou com a presença da reitora Luciane Bisognin Ceretta, que destacou a importância dos novos espaços para a comunidade. “Cada espaço da nossa Universidade precisa ter excelência e ser adequado ao processo de aprendizagem. Somos uma Universidade Comunitária e o melhor investimento é nas pessoas”, afirmou.
Com um investimento de mais de R$ 735 mil, a reforma do Complexo Esportivo visa atender à demanda dos estudantes, especialmente do curso de Educação Física. A presidente do Centro Acadêmico de Educação Física, Ana Cláudia Oliveira, comentou a importância das mudanças: “Ver a alegria das crianças e idosos ao utilizar uma piscina nova é gratificante”.
A infraestrutura revitalizada também amplia as possibilidades de parcerias com instituições esportivas, como a Fundação Municipal de Esportes (FME) de Criciúma. Segundo Adriano Osellame, presidente da FME, “a estrutura é grandiosa para o curso de Educação Física e também para toda a comunidade”.
Além do complexo esportivo, a Unesc inaugurou o novo Ponto de Cultura, localizado junto à Biblioteca Professor Eurico Back. O espaço foi criado com o apoio de um edital do Ministério da Cultura. Durante a inauguração, o personagem folclórico Boi de Mamão se apresentou, simbolizando a integração entre o campus e as tradições culturais da região.
A coordenadora de Arte e Cultura da Unesc, Amalhene Baesso Reddig, destacou o valor do espaço cultural: “Esses ambientes proporcionam aos estudantes uma formação integral, conectando-os à arte e à cultura”.