Confira nesta edição como se informar sobre os locais de votação, melhor horário, segundo o TRE, e transporte público para os locais

Içara, Criciúma e Região

Os eleitores de todo o país vão às urnas neste domingo (6) para escolher prefeitos e vereadores que atuarão nos próximos quatro anos. A votação ocorre das 8h às 17h e, para evitar filas, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) recomenda que os eleitores compareçam aos seus locais de votação preferencialmente no período da manhã. É importante lembrar de levar um documento oficial com foto e, se possível, utilizar o aplicativo e-Título, que pode ser baixado até sábado (5).

Além do horário, os eleitores devem ficar atentos aos seus locais de votação, que podem ser consultados no site do TRE ou pelo aplicativo. Caso haja mudança no local, o órgão orienta verificar com antecedência para evitar contratempos. O TRE também recomenda que os eleitores evitem aglomerações e mantenham o distanciamento nos locais de votação para garantir a segurança de todos.

Em Içara

Mais de 43,6 mil eleitores serão esperados em 134 seções distribuídas em 37 locais de votação em Içara neste domingo (6). A cidade faz parte da 79ª Zona Eleitoral. As informações fornecidas pelo Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina mostram que a maioria dos eleitores de Içara é composta por mulheres, refletindo a tendência estadual, e a maior parte dos eleitores possui dados biométricos coletados.

Em Criciúma

O eleitorado de Criciúma, para as eleições de 2024, é composto por 154.638 pessoas, segundo o TSE. Desse total, 53% são mulheres e 47% homens. A faixa etária predominante é de 40 a 44 anos, com 16.651 eleitores. A maioria dos votantes possui ensino médio completo (37.534) e quase 88 mil pessoas são solteiras. A maior parte não informou cor ou raça (92,49%). Entre os que informaram, 69,9% se declararam brancos e 20,11% pardos. Esses dados refletem o perfil demográfico e educacional da população votante.

Balneário Rincão

O eleitorado de Balneário Rincão, conforme dados do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), é composto por aproximadamente 10.981 eleitores aptos a votar nas eleições de 2024. A maior parte dos eleitores é composta por mulheres e pessoas com ensino médio completo. Além disso, a faixa etária predominante é de 35 a 44 anos. A distribuição do eleitorado é importante para entender o perfil dos votantes e pode influenciar diretamente as estratégias eleitorais dos candidatos locais. A cidade faz parte da 79ª Zona Eleitoral, que também abrange o município de Içara.

Canais de atendimento do TRE

A Justiça Eleitoral já oferece canais para que os eleitores consultem o local em que vão exercer a cidadania. O e-Título é a versão digital do título de eleitor. Na tela inicial do aplicativo o eleitor pode consultar o endereço do local de votação, a seção e a zona eleitoral onde vota. O aplicativo também possui ferramentas de geolocalização, que guiam os eleitores até o local.

Para os eleitores que tiverem dificuldade em habilitar o e-Título, a Justiça Eleitoral também disponibiliza o Disque-Eleitor (0800-647-3888), um canal de atendimento telefônico. Além de consultar o local de votação, o eleitor também pode tirar dúvidas para o exercício do seu direito à cidadania. O número atende a ligações feitas por qualquer DDD dentro do território catarinense, por telefone fixo ou celular, de forma gratuita, além do WhatsApp.

O site do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) também pode ser utilizado como canal de busca. No menu “Serviços”, clicando em “Título e local de votação” e, em seguida, “Onde votar”, é possível fazer a consulta utilizando o número do título ou do CPF, data de nascimento e nome da mãe. O site informará a situação eleitoral e o local de votação, identificando os números da zona e da seção eleitoral, o endereço completo e, ainda, a localização.

Melhor horário

A votação para as eleições municipais deste domingo (6) começa às 8h e segue até às 17h. Segundo o chefe da 92ª Zona Eleitoral de Criciúma, José Réus, é recomendado que os eleitores compareçam aos locais de votação pela manhã. “Não deixar para última hora. Eu aconselho ir pela manhã para não ter transtorno à tarde”, destacou.

A zona eleitoral possui cerca de 48 mil eleitores e contará com mais de 520 pessoas trabalhando para garantir o andamento do pleito. As urnas serão distribuídas nos locais de votação no sábado (5).

Outro ponto importante é o uso do aplicativo E-título, que estará disponível para download somente até sábado. No domingo, o download não será permitido, sendo necessário que os eleitores se organizem antecipadamente para baixar o documento digital.

O resultado total da eleição deve ser divulgado entre 19h30 e 20h, conforme informou Réus. “Os mesários devem fazer a leitura do boletim de urna no encerramento dos trabalhos às 17h. Em seguida, os dados serão publicados no site do TRE para acompanhamento em tempo real”, explicou.

Transporte gratuito em Criciúma e Içara

No dia da votação, os eleitores de Criciúma e Içara contarão com transporte coletivo gratuito para se deslocarem aos locais de votação, conforme determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em Criciúma, os ônibus seguirão os horários de dias úteis, exceto as linhas exclusivas para o período escolar, que não estarão operando. Já em Içara, o transporte gratuito estará disponível durante todo o dia para facilitar o acesso dos eleitores. Os horários completos e informações estão disponíveis nos sites cribus.com.br e canalicara.com.

Voto consciente

Com o dia do voto chegando, é importante que os eleitores dediquem tempo para avaliar as propostas apresentadas pelos candidatos em cada área, como saúde, segurança e educação. Esse período deve ser utilizado para pesquisar os planos dos candidatos e suas capacidades de implementar mudanças concretas. Fontes de informação como entrevistas e debates foram essenciais para ajudar a entender as propostas e votar conscientemente. Agora é fundamental, para exercer o voto de maneira responsável, escolher o candidato que mais parece ao eleitor identificado com suas próprias ideias.