Novo adiamento

O julgamento que decidirá a manutenção dos acusados na operação Caronte, que investiga um esquema de corrupção envolvendo funerárias em Criciúma, foi postergado. Após a apresentação dos argumentos dos advogados de defesa, a desembargadora relatora, Cinthia Bittencourt Schaefer, posicionou-se a favor da continuidade da prisão dos envolvidos, entre eles o prefeito Clésio Salvaro. No entanto, o processo foi suspenso após o desembargador Antônio Zoldan da Veiga solicitar vistas, adiando a decisão sobre a soltura ou não dos 17 acusados detidos. A nova data para a retomada do julgamento foi marcada para quinta-feira (19), em uma sessão virtual. Até lá, os detidos na operação permanecerão presos.

A desembargadora

Durante seu voto, a desembargadora destacou a seriedade das provas já coletadas na investigação, mencionando a existência de um “esquema sofisticado”, com papéis e funções claramente definidos. Schaefer enfatizou a importância de Jefferson Monteiro no caso, apontando que ele teria tido acesso a documentos confidenciais, incluindo materiais encontrados tanto no gabinete quanto na residência de Salvaro. Ela também criticou o comportamento do prefeito, que, mesmo preso, continuou gravando vídeos, sugerindo uma possível tentativa de influenciar a investigação.

Tudo parado

Com o pedido de vistas, a defesa de Salvaro fica impedida de entrar com um pedido de habeas corpus junto ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) para tentar obter sua liberdade.

Contas aprovadas

O município de Cocal do Sul teve suas contas aprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina, recebendo parecer favorável em relação ao exercício de 2023. De acordo com o prefeito em exercício, Erik Pereira Zeferino, a aprovação é resultado de uma administração transparente. “Estamos realizando a aplicação correta dos recursos públicos e respeitando as leis”, salientou.

Virou pessoal

Debate organizado na quarta-feira (18) na Rádio Cidade em Dia, com os candidatos ao governo de Siderópolis, acabou indo para o pessoal. O clima foi quente em vários momentos, mas piorou quando Hélio Cesa questionou a vida pessoal de Franqui Salvaro e sua separação. Franqui respondeu citando as muitas ex de Alemão, falando de casos de polícia e afirmando que o ex não pode servir de exemplo.

Em Criciúma

Apesar de sua base eleitoral ser em Içara, Ibanez Zanette tem também atuado na campanha em Criciúma. Durante esta semana, o coordenador regional do IMA articulou um encontro em Criciúma com apoiadores para fortalecer a campanha do candidato ao governo Ricardo Guidi e do candidato ao legislativo Nícola Martins.

A pleno

A estiagem que castiga o Brasil e reduz o nível dos reservatórios de hidrelétricas está fazendo com que o setor elétrico fique em alerta. Para diminuir a tensão, as usinas térmicas a carvão estão operando a pleno vapor.

Analisando

A volta do horário de verão está em discussão dentro do governo federal. Com a escassez de chuvas, elevação da temperatura e o agravamento da seca, a mudança de horário em diversos estados pode ser uma alternativa para a economia de energia. Isso porque a maior parte da energia do país depende de usinas hidrelétricas, ou seja, da água. O vice-presidente e ministro da indústria e comércio, Geraldo Alckmin, concordou que o horário de verão é uma das alternativas, mas é preciso também economizar na conta de luz. O horário de verão, que avança em uma hora em relação ao horário oficial de Brasília, foi criado no país em 1931. Ele funcionou continuamente de 1985 até 2019, quando o governo passado decidiu revogá-lo, alegando pouca efetividade na economia energética.