Juninho confirmado, Fernando não

Duas decisões da Justiça Eleitoral movimentam o cenário da política e do pleito no Balneário Rincão. Juninho Venturini, que teve sua condição de candidato contestada, acabou tendo a candidatura homologada pela Justiça Eleitoral. Com isso, segue firme na disputa pelo executivo do Balneário Rincão. A outra decisão é referente à candidatura do ex-secretário de Turismo do município, Fernando Casagrande, que muitos apontam como virtual campeão de votos. Ele teve sua candidatura indeferida. Existem algumas questões envolvidas nesta ação, e uma delas, que teria pesado, é a filiação partidária fora do prazo. Fernando seguirá em campanha e, neste período, vai recorrer, mas, claro, neste momento, ele está fora do páreo.

Enquanto isso

Forquilhinha foi alvo na segunda-feira (9) de uma operação da Polícia Civil contra suposta irregularidade em processo licitatório. O alvo foi o contrato de uma empresa que atua no corte de grama. O prefeito José Cláudio Gonçalves, o Neguinho, reagiu. Ele julgou no mínimo estranha a ação de uma denúncia que se arrasta desde 2021 ter ocorrido há poucos dias do processo eleitoral. Não poupou críticas, inclusive, ao chefe da Polícia Civil catarinense por conta de declarações dadas em entrevista à Som Maior. “Fizemos um pregão eletrônico, que é um dos meios mais transparentes de licitação; houve denúncia, e agora isso vem à tona. Querem atacar um governo que é realizador, honesto e transparente”, afirmou.

Já em Criciúma

A pauta segue sendo, incessantemente, a prisão de Clésio Salvaro e a operação das funerárias. Faço aqui o relato de um ouvinte que se queixou do constante Ataque versus Defesa que tem se tornado o horário eleitoral gratuito. Para julgar, para definir se há ou não irregularidade nesse processo todo, se houve ou não desvio de recursos, há a Justiça. O processo eleitoral é para que se apresentem propostas, para que se discuta, de fato, o que importa para a cidade, o que faz diferença na vida das pessoas e, infelizmente, por enquanto o debate tem sido muito raso. Ah, e o tal contrato segue ativo, com o mesmo serviço sendo prestado ao criciumense.

Pluralidade

A Unesc abriu ontem e segue até sexta-feira (13) com o Congresso Ibero-Americano, que traz para a pauta as questões climáticas e as vidas em risco. Tema definido no ano passado, mas que se tornou ainda mais atual pela tragédia no Rio Grande do Sul e pelo impacto das queimadas em São Paulo, no Pantanal, no Cerrado e no Amazonas. Discutir essa harmonia entre homem e natureza, entre desenvolvimento e preservação, é primordial, e mais uma vez a nossa Unesc assume esse protagonismo. O evento é aberto a toda a comunidade e vale a pena conferir parte desta importante programação.

Entrega

A Associação Empresarial de Criciúma vai definir nesta semana a data para a entrega dos pleitos do setor produtivo aos candidatos que disputam o governo de Criciúma. Esse é um ato tradicional da entidade que, em todo processo eleitoral, apresenta uma lista de ações que considera fundamentais para assegurar a transformação e a melhoria da qualidade de vida da população de Criciúma e região.

Caiu

O Brasil reduziu o número de jovens entre 18 e 24 anos que não trabalham, não estudam e nem seguem em formação. Essas informações estão no relatório internacional Education at a Glance, divulgado na terça-feira (10) pela OCDE, Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico. A taxa caiu de 29,4%, em 2016, para 24% no ano passado. Segundo o estudo, um mercado de trabalho forte e a participação crescente na educação levaram a essa redução.

Deflação

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial no país, registrou deflação, que é a queda de preços, de 0,02% em agosto. Essa foi a primeira vez que o indicador teve deflação desde junho de 2023. O dado foi divulgado na terça-feira (10) pelo IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. O IPCA havia registrado taxas de inflação de 0,23% em agosto do ano passado. Com isso, o IPCA acumula uma taxa de 2,85% no ano. Em 12 meses, a taxa acumulada é de 4,24%, abaixo do teto da meta estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional, que é de 4,5%.

Na Centenário

Ricardo Guidi e Acélio Casagrande foram para a Avenida Centenário no final da tarde de terça-feira (10) para um contato mais próximo com o eleitor. Ao lado de cerca de 500 apoiadores, a Coligação Criciúma de Todos conversou com eleitores e levou propostas aos criciumenses. “O mais gratificante é, além de todos aqueles que estavam conosco, as pessoas que paravam seus carros para uma palavra de incentivo ou aquelas que nos viam e se juntavam a nós”, disse Guidi. Segundo ele, ações como esta comprovam que estão no caminho certo.