Resistência ao lockdown

A proposta defendida pelos prefeitos de Tubarão tem pouco chance de prosperar entre as cidades da região carbonífera. Na Amrec, a grande maioria dos chefes do executivo é contra o lockdown. A informação é do prefeito de Orleans e presidente da Amrec Jorge Koch. “Há uma resistência muito grande para se fazer lockdown porque a gente entende como é complicado e sabe como é ruim para o comércio quando se toma essa decisão. Mas a verdade é que a gente precisa fazer algo para tentar de alguma maneira barrar o vírus. Estamos carentes de parceria da população. Estamos investindo cada vez mais em saúde e as pessoas não estão se cuidado. Não estão respeitando o distanciamento e isso prejudica a todos. Tem sim essa proposta de lockdown lá de Tubarão, mas a resistência na Amrec é grande”.

Salvaro

O prefeito de Criciúma Clésio Salvaro é um que já deixou bem claro o seu posicionamento. Segundo ele, o vírus não está sendo contraído em ambientes de trabalho. “A maioria dos casos não pega na indústria, na fábrica ou na loja. Estão pegando nas festas clandestinas, nos encontros de família. É nestes locais que não há cuidado. No que depender de mim e deste governo não haverá lockdown em Criciúma. Só precisamos de colaboração da população”, cobra.

Além dele

O mesmo ponto de vista é defendido pelo prefeito Franqui Salvaro, de Siderópolis. “As pessoas não querem o fechamento. Elas querem e precisam trabalhar. O que precisamos é que as pessoas tomem os devidos cuidados”. “Não defendemos o lockdown, mas as pessoas precisam compreender que o cenário é sério e que máscara, distanciamento e álcool em gel tem que ser levados a sério”, emenda Sandro Ressler, secretário de Saúde de Içara.

No básico

Secretário Sandro Ressler também destacou durante sua entrevista ontem na Massa Fm que o Governo tem reforçado o atendimento a atenção básica. Objetivo é permitir que a população que precisa de atendimento nas unidades de saúde possa ser atendida e que não tenha o quadro agravado por conta da pandemia. Tem o secretário de Içara a mesma defesa da secretária do Rincão Duda Pacheco. A pandemia precisa ser atacada, mas os demais problemas não podem ser deixados de lado.

Só uma

Ressler destacou que Içara reforçou o atendimento no Centro de Triagem e vai manter esse modelo de atenção aos casos de Covid-19. O entendimento é que é melhor concentrar o atendimento em um único ponto e dar condições para que quem procura o serviço tenha a devida atenção necessária.

Leitos novos

A partir da 0h desta quarta-feira (10), a população de Criciúma e região terá à disposição 10 novos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) no Hospital de Retaguarda do Rio Maina. Acélio vinha trabalhando nisso havia pelo menos 15 dias. Os dez novos leitos dão um refresco, mas nem de longe selecionam o problema.

Casan

O vereador André Mazzuchello Jucoski, o Polakinho (PSDB), requereu relatório referente aos investimentos e melhorias realizadas pela Casan (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento), no período de 2014 até o momento em Içara. Segundo o vereador Polakinho, existe um convênio de cooperação de gestão associada entre a Casan e o município, que estabeleceu a realização de algumas ações da companhia para o sistema de abastecimento de água e de coleta e tratamento de esgoto. “Percebemos que até agora o investimento na cidade foi mínimo. E o relatório é necessário para avaliarmos o que já foi executado e as pendências existentes”, explicou. Polaquinho é um dos defensores da volta do Samae.

Parcial

Pedido de Nunes Marques adia conclusão do julgamento sobre suspeição de Moro no STF, mas até onde se viu o julgamento ontem dois votos foram duros contra o ex-ministro e ex-juiz. “Não se pode combater um crime cometendo outro”, sentenciou Gilmar Mendes.