As Propostas de Max Mello para Içara 

Candidato do MDB ao governo de Içara, Max Mello também registrou seu plano de governo junto à Justiça Eleitoral, apresentando as principais propostas para a cidade. Na saúde, primeiro item do documento, o emedebista apresenta como propostas construir uma UPA com suporte avançado para oferecer atendimento de qualidade e reduzir a sobrecarga do hospital. Reestruturar o pronto-socorro do Hospital São Donato, aumentando a capacidade e a qualidade do atendimento de emergência, além de promover mutirões de saúde para zerar filas de consultas e exames.

Na educação 

Construir dois grandes centros de educação com infraestrutura completa e tecnologia educacional de ponta, garantindo ensino de qualidade para os estudantes. Ampliar a educação em tempo integral. Ampliar a educação de jovens e adultos (EJA), com foco na escolarização e qualificação profissional, com oferta nos períodos: matutino, vespertino e noturno. O plano de governo fala também de inclusão com a construção da Casa do Autista, oferecendo suporte educacional e terapêutico no contraturno escolar, e fomentar a execução de políticas públicas voltadas aos estudantes com indicativos de altas habilidades e superdotação.

Agricultura 

Max Mello sugere a criação de um mercado público na cidade para reforçar a economia local e a venda direta de produtos agrícolas, fortalecendo a agricultura e agroindústrias familiares. Criar o Centro de Atendimento ao Agricultor Içarense. Fortalecer as agroindústrias, cooperativas e associações de produtores rurais e apicultores. Criar o programa Bolsa Jovem Rural, oferecendo bolsas de estudo para jovens do campo que desejam se qualificar.

Infraestrutura 

Entre as propostas apresentadas neste item estão a pavimentação de todas as vias urbanas e rurais da cidade (só não estabelece um prazo para isso). Implantar ciclofaixas na cidade para garantir a segurança dos ciclistas. Buscar soluções para melhorar o abastecimento de água e saneamento no município. Construir e revitalizar todas as pontes da cidade, aumentando a segurança viária. Concluir todas as obras inacabadas do governo atual. Implantar dois novos parques para lazer e prática esportiva. Continuar a Rodovia dos Trilhos, fazendo a ligação entre o bairro Esplanada e Criciúma. Concluir a Rota Açoriana, do bairro Sanga Funda ao Campo Mãe Luzia. Concluir as vias de ligação entre a Primeira, Segunda, Terceira Linha e a BR 101.

Economia e social 

O plano também permeia temas ligados ao desenvolvimento econômico, como criar um parque tecnológico com centro de inovação e incubadora de startups, reativar a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e tirar do papel o condomínio Luiz Henrique da Silveira. No social, ele propõe construir o Centro de Convivência da Melhor Idade, com atividades recreativas, culturais e serviços de saúde, que é, na prática, o projeto da Cidade do Idoso que a atual gestão vem trabalhando.

Planos de Mosquito para o Rincão 

Nome conhecido no Balneário Rincão, Jorge Mosquito é um dos candidatos ao executivo no pleito deste ano. Opção do União Brasil, ele tem como principais destaques no plano protocolado junto à Justiça Eleitoral os seguintes temas:

Saúde 

Construir e implantar uma unidade de atendimento médico com plantões de 24 horas no município, sendo que a referida implantação será realizada, prioritariamente, nos primeiros dois meses de gestão, diante da urgência e da importância da referida unidade para tratamento médico digno dos nossos munícipes. Migração dos agendamentos, para consultas e retorno de consultas, para o sistema digital, de forma a humanizar, agilizar e publicizar os agendamentos.

Educação 

Valorização dos profissionais da educação por meio da atualização do plano de carreira, dos cargos e dos salários dos servidores, com garantia de inamovibilidade, progressão funcional e piso nacional da educação. Ampliar o número de vagas nos berçários e na educação infantil, diminuindo a fila de espera.

Turismo 

Fortalecer o esporte local, objetivando fomentar e desenvolver a prática de diversas modalidades esportivas no município, incentivando, também, o jovem esportista rinconense, oferecendo-lhe a infraestrutura necessária para desenvolver suas qualificações esportivas em nosso município. Incentivar o empreendedorismo na área do ecoturismo, apoiando e incentivando o empreendedor local na realização de eventos como trilhas ecológicas, cicloturismo, moto trilha, cavalgadas, rodeio interestadual, entre outras modalidades. Construção de uma rua coberta, com espaço para lojas, comerciantes e ambientes gastronômicos.

Segurança 

Firmar parceria público-privada com as empresas de segurança privada sediadas no município, para exercício de atividades de vigia nos entornos das escolas, creches e berçários, das unidades de saúde e dos locais turísticos. Estudar a viabilidade de implantação de uma guarda municipal destinada a melhorar a segurança pública em nosso município, em seus diversos bairros.

Social 

Construção de 100 unidades de casas populares. Criar um transporte interbairros gratuito e ampliar a oferta de vagas para tratar os dependentes químicos.

Meio Ambiente 

Criação da Fundação Municipal do Meio Ambiente, objetivando melhorar, facilitar e agilizar a aprovação dos projetos a serem implantados no município, atraindo, assim, mais investidores ao município e melhorando a fiscalização ambiental, de forma a proteger nossa fauna e flora.

Infraestrutura 

Dessassorear a lagoa da Barra Velha, revitalizar a lagoa dos Freitas e construir um grande centro poliesportivo comunitário.

Infância 

O Dia da Infância, celebrado no último sábado, ainda não traz motivos para o Brasil comemorar. O país tem mais da metade das crianças de até seis anos vivendo em famílias de baixa renda. Para tentar reverter esse cenário, o governo tem até outubro para apresentar detalhes do Plano da Primeira Infância. O comitê intersetorial, criado em junho pelo presidente Lula, tem até outubro para concluir a missão. Mariana Luz, CEO da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, que integra o comitê, adiantou que essa política vai oferecer diretrizes para um trabalho integrado entre os governos federal, estaduais e municipais, e, ainda, com a participação da sociedade. Segundo ela, temas relevantes como saúde, educação e o combate à violência sexual serão tratados com base em três eixos.

Na Finlândia 

Uma comitiva organizada pela Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe) estará em missão internacional entre os dias 23 de agosto e 5 de setembro. A delegação, capitaneada pela presidente da Acafe e reitora da Unesc, Luciane Ceretta, contará com a participação de secretários de Estado: secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcelo Fett, da secretária de Articulação Nacional, Vânia Franco, da secretária adjunta da Educação, Patricia Lueders, além de reitores do sistema, e passará pela Finlândia e Suécia. O objetivo da missão é identificar e estabelecer parcerias estratégicas com instituições de ensino superior e centros de pesquisa nesses países, visando aprimorar a qualidade do ensino e da pesquisa nas instituições associadas à Acafe.