Comunidade contesta alterações em projeto de avenida em Esperança

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Moradores se dizem surpreendidos por desvio e alterações no projeto original da pavimentação da Rodovia Manoel Gregório Pacheco

Içara

Em reunião na quarta-feira (14), com a presença de representantes do município e da Ferrovia Tereza Cristina (FTC), moradores de Esperança contestaram a realização de alterações no projeto original da pavimentação da Rodovia Manoel Gregório Pacheco. O impasse está relacionado à via férrea.

“No ano passado, o município encaminhou o projeto para a Ferrovia e nós pedimos alterações no trecho onde será construído o Terminal Intermodal (TIS), solicitando que nesse trecho a rodovia passe do outro lado dos trilhos. Essa mudança é necessária para permitir a manobra do trem sem que o trânsito precise ser interrompido quando o terminal estiver em operação. É uma questão de segurança, para evitar acidentes e também o desgaste dos motoristas em ter que esperar cerca de 20 minutos parados”, afirma o diretor-presidente da FTC, Benony Schmitz Filho.

“Fomos surpreendidos por este desvio e nos colocamos contrários, com a argumentação de que essa mudança vai trazer prejuízos para a comunidade, como o estacionamento do cemitério, que será prejudicado. Não somos contrários ao TIS, mas queremos o consenso. Sugerimos discutir a alteração juntos. Se precisar de mudança no projeto, que a rodovia passe embaixo dos trilhos”, defende o representante da comunidade, Djonatan Elias.

“Não sabíamos que a comunidade era contrária. Ao tomarmos conhecimento, procuramos esclarecer as condições técnicas. Foi uma surpresa (o posicionamento) porque não há prejuízo algum ao projeto, até porque a rodovia fica dentro da área de domínio da ferrovia, é área da União. Tecnicamente, seria possível fazer a passagem por baixo dos trilhos, mas isso demanda tempo e dinheiro. É preciso ver se vale a pena e que benefícios traria”, rebate Benony.

De acordo com ele, o projeto com a alteração sugerida pela Ferrovia ainda não foi encaminhado pelo município. Dessa forma, a empresa enviará um ofício com essa solicitação e sugerindo também que não sejam executadas obras nesse trecho por enquanto. O asfaltamento da rodovia, que será um novo acesso pavimentado de Içara à BR-101, está orçado em R$ 9,7 milhões, sendo R$ 8 milhões do Governo do Estado e contrapartida de R$ 1,7 milhão do Município.

Terminal intermodal

A comunidade de Esperança conta com um condomínio empresarial e para o local também é projetada a instalação do Terminal Intermodal, em consórcio entre as empresas Farben, Open Market e a Ferrovia Tereza Cristina para o transporte de cargas até o Porto de Imbituba. “Nós estamos finalizando o projeto, já encaminhamos a licença ambiental e queremos iniciar a obra, no mais tardar, no ano que vem”, informa Benony.