Médico cirurgião, endoscopista, perito de trânsito e professor da Unesc fala sobre a busca por tentar aplicar o ideal liberal em vez de apenas tecer críticas ao sistema

Alexandra Cavaler, repórter freelancer

Irani Valentin Albertom Júnior, médico, cirurgião, endoscopista, perito de trânsito e professor da Unesc, é formado pela UFSC e pós-graduado no Hospital Governador Celso Ramos, em Florianópolis. Natural de Orleans, em 2000 iniciou seu envolvimento político na cidade com a candidatura ao legislativo. Ele também conta que a política está inserida em sua vida desde a infância, acompanhando o pai. Além disso, Dr. Irani foi vereador e secretário de saúde em Lauro Müller, antes de fixar residência em Criciúma, onde foi suplente no legislativo.

Pelo Partido Progressistas (PP), Dr. Irani está ao lado de Júlio Kaminski na disputa pela prefeitura de Criciúma como vice.

Gazeta – O que o levou a colocar seu nome à disposição para disputar o pleito como vice ao Executivo municipal em 2024? 

Dr. Irani – Tentar aplicar o ideal liberal em vez de apenas tecer críticas ao sistema. A política é um instrumento social para fazer o bem, ter conhecimento e sentir-se útil, por isso o envolvimento.

Gazeta – Como pretende trabalhar as necessidades da cidade junto ao prefeito, caso sejam eleitos? 

Dr. Irani – O cargo de vice-prefeito, em teoria, seria de substituto, porém, pelo vínculo e entendimento mútuo com o nosso candidato a prefeito, serei um batalhador para diminuir as possíveis cargas tributárias municipais, manter a saúde em constante avanço e melhoria de qualidade, implantar programas de tratamento cirúrgico do diabetes e da obesidade, e melhorar as condições de trabalho dos professores.

Gazeta – O que acredita que precisa ser modificado ou melhorado na cidade? 

Dr. Irani – O município cresce quando o poder público trabalha em conjunto com a iniciativa privada para a geração de renda e empregos. A máquina pública não pode ser a principal “indústria” geradora de riqueza!

Gazeta – As pessoas já sabem que seu nome está disponível para a disputa. Como tem sido esse contato? Qual o retorno que tem recebido da comunidade? 

Dr. Irani – É recente ainda. Porém, meu nome não teve nenhum efeito colateral ruim! Digo que somos a dupla do bem para fazer o bem!

Gazeta – Fique à vontade para acrescentar o que achar necessário. 

Dr. Irani – Agradeço a Deus e ao meu anjo da guarda!