Um novo passo para a proteção dos alunos começa a ser dado nas escolas. Desde o ano passado, a Lei nº 13.722 de 2018, conhecida também como Lei Lucas, determina que professores e funcionários de escolas, públicas e privadas, de ensino infantil e básico, deverão ser capacitados em primeiros socorros. Em Içara, representantes das escolas municipais estiveram em treinamento na sede do Corpo de Bombeiros.

De acordo com a secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Gerusa Bolsoni, essa capacitação reforça o compromisso com a segurança na educação. “As questões vitais são importantes nas escolas, mas ter um profissional que compreende e saiba lidar com situações de perigo se torna fundamental”, considera.

Cada escola contou com um representante, que obteve o treinamento adequado para agir nesses casos. “O conhecimento pode ser aplicado nas escolas e também em qualquer ambiente da vida, oferecendo sempre segurança”, comenta o comandante da corporação em Içara, capitão Renan Fernandes.

Com esse treinamento, além de ações voltadas a primeiros socorros, também foram feitos trabalhos visando como proceder com ocorrências com incêndios.

A lei é chamada de Lei Lucas por conta do garoto Lucas Zamora, de dez anos, que morreu em setembro de 2017 ao se engasgar com um lanche durante um passeio escolar. O caso aconteceu em Campinas, São Paulo.

O descumprimento das normas desta lei poderá ocasionar a aplicação de penalidades como notificação e multa. Se a escola ou creche for pública, deverá haver a responsabilização patrimonial do agente público.