No último jogo de Ede como profissional; Tigre tem o desafio para dez jogadores pendurados
Criciúma
O Criciúma enfrenta o Atlético Mineiro pela 21ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro neste sábado (3), às 20 horas, no Estádio Heriberto Hülse. Este jogo será de despedida dos gramados para Eder Citadin Martins, o camisa 23. O Tigre está na 12ª colocação da tabela do Brasileirão com 21 pontos e dois jogos a menos no primeiro turno da competição nacional.
E a semana de preparação foi cheia, inclusive de eventos no clube. Na quinta-feira (1º), antes do treino no Centro de Treinamento Antenor Angeloni, o atacante Eder foi recepcionado pelos atletas do profissional e das categorias de base do clube, além de diretores, funcionários e membros das comissões técnicas.
O atleta, que se despedirá do futebol na partida de sábado, recebeu o carinho de todos com um corredor de aplausos até o gramado do CT e foi presenteado com um quadro personalizado entregue pelo presidente do Criciúma, Vilmar Guedes, e por diretores. “Esse é um agradecimento ao jogador que é o espelho de todos esses jovens das categorias de base. O Eder iniciou no clube, ganhou o mundo e voltou para se despedir na sua casa. Isso é um orgulho para todos nós”, afirmou o presidente.
Dez jogadores pendurados
Para a partida, o time carvoeiro entra em campo com dez jogadores pendurados com dois cartões amarelos: Alisson, Gustavo, Marcelo Hermes, Meritão, Newton, Fellipe Mateus, Matheusinho, Eder, Bolasie e Allano. O técnico Cláudio Tencati enfrenta o desafio de manter esses atletas disponíveis para a próxima partida, marcada para o dia 10 de agosto contra o Fortaleza, na Arena Castelão. A suspensão de qualquer um desses jogadores pode impactar a equipe para o próximo confronto.
Gustavo quer cuidado redobrado
O goleiro Gustavo quer regularidade daqui pra frente na equipe carvoeira. Em entrevista coletiva na tarde de quinta-feira (1°), o camisa 1 avaliou o confronto contra os mineiros e explicou a importância de manter o alto rendimento dentro de campo. “A gente tem aprendido a levar cada jogo como uma final, como foi contra o Juventude. Esse jogo do Atlético é um jogo muito especial pra gente por tudo que envolve, é uma equipe muito qualificada. A gente sabe que vai ter que ter o máximo de cuidado para poder superá-los”, disse.
A vitória contra o Juventude significou preciosos pontos de vantagem sobre um rival que também luta para permanecer na Série A. Enquanto no primeiro turno as equipes empataram no Majestoso, no segundo deu Tigre. Agora, o roteiro se repetirá caso o Criciúma vença o Galo, já que no primeiro confronto as equipes empataram em 1 a 1.
“A gente sabe que a exigência é grande, não só para a nossa equipe, como para todas as equipes. Então acredito que a gente está no caminho certo, estamos fazendo um grande campeonato. Foi muito importante essa última vitória (contra o Juventude). E é importante somar quatro pontos em cima de uma equipe que é um adversário direto. Diante do Atlético, que é um adversário que tem muita qualidade, a gente vai tentar, mais uma vez, se superar e fazer um grande jogo para conseguir mais uma vitória”, afirmou o goleiro.
Gustavo é um dos atuais jogadores do elenco do Tigre que elevaram o patamar dentro do clube e já são considerados ídolos pela torcida. Com 169 jogos e desde 2021 no clube, ele soma três títulos e três acessos. Na tarde de hoje, coube a ele falar sobre outro ídolo: o atacante Eder, que anunciou que vai se aposentar após o jogo deste sábado.
“Vamos ter um dia especial. Primeiro, quero deixar meu agradecimento, em nome de todo o grupo, para o Eder, por tudo que ele deixou, que ele entregou aqui para nossa equipe, para os jogadores e para o clube. O Eder é o nosso exemplo, nossa referência maior, um cara fora de sério, um profissional da mais alta qualidade, um ser humano impecável. Vamos contar com ele em campo, ele vai nos ajudar bastante e esperamos poder retribuí-lo com uma grande vitória”, afirmou.