Alex Michels, da Ajei ao legislativo, e o desejo de fazer mais por Içara

11

O pré-candidato ao executivo pelo PSD conta sobre o início do seu envolvimento político na cidade e quando percebeu que reclamar não bastava, era preciso agir

Alexandra Cavaler, repórter freelancer

Alex Ferreira Michels, natural de Içara, é casado com Araceli e pai de Alícia e José Antônio. Empresário, é formado em processos gerenciais e possui MBA em gestão pública com foco em cidades inteligentes. Sobre o seu envolvimento na política, ele, que é pré-candidato ao Executivo içarense pelo Partido Social Democrático (PSD), conta que foi candidato ao legislativo em 2012, o que fez sua família levar um grande susto, pois ninguém havia se envolvido até então.

A vocação começou depois que foi criada a Associação de Jovens Empreendedores de Içara (Ajei) por intermédio do então presidente à época, Filipe Pavei. Foi neste momento que Michels começou a viajar pelo estado, conhecendo mais jovens visionários na gestão de empresas, e chamou sua atenção a geral reclamação do setor público no que tange à burocracia. A partir dali, ele entendeu que só reclamar não iria adiantar e decidiu empreender na gestão pública, fazendo a mudança necessária de dentro do sistema.

Michels foi vereador de 2017 a 2020, presidente da Câmara Municipal de Içara e coordenador regional do PSD de outubro de 2023 a junho de 2024. Ele revela alguns de seus propósitos para a cidade.

Gazeta – O que o levou a colocar seu nome à disposição do partido para disputar o pleito ao Executivo municipal em 2024?

Alex – Estar preparado para dar resultado prático na vida das pessoas. Passei três anos e meio visitando as comunidades, estudando, terminei meu MBA em gestão pública com foco em cidades inteligentes e buscando recursos para a cidade. E, mesmo não sendo da base do governo, trouxemos quase 15 milhões para Içara. Foi o grupo político que mais trouxe recursos para o município, mesmo não fazendo parte do governo, porque a discussão partidária só deve ser feita em período eleitoral.

Gazeta – Como estão acontecendo os trabalhos dentro da sigla? Haverá mais nomes na disputa?

Alex – Dentro do nosso grupo, meu nome é consenso como o único pré-candidato.

Gazeta – O que acredita que precisa ser modificado ou melhorado na cidade?

Alex – Podemos ajudar no planejamento de longo prazo da cidade, pois nossa cidade cresce rápido e precisamos desenvolver um planejamento estratégico para continuar atraindo empresas e gerando emprego, mas também planejar nossa segurança, pois com o crescimento essa área também enfrenta problemas. Além disso, focar em ações práticas e simples que façam as pessoas não perderem seu tempo com a burocracia, sobrando mais tempo para cuidarem de suas vidas: o que vai desde brincar com seus filhos a cuidar da sua qualidade de vida.

Gazeta – Como pré-candidato, o que propõe para o crescimento de Içara?

Alex – Um plano desenvolvido através de um debate amplo, entre as entidades organizadas, as associações de moradores, empresas especializadas nesse tipo de planejamento e a comunidade.

Gazeta – Quais áreas devem ser mais trabalhadas?

Alex – Esse debate e estudo feito por especialistas e a população de forma geral vão trazer o diagnóstico que precisamos para planejar cada área.

Gazeta – As pessoas já sabem que seu nome está disponível para a disputa. Como vem sendo esse contato? Qual o retorno que tem recebido da comunidade?

Alex – Nós trabalhamos desde o final da eleição passada, primeiro agradecendo a todos que nos ajudaram, em paralelo buscando recursos para a cidade. Foram mais de 14 milhões nesse período. Em 2023, fizemos reuniões em todas as comunidades de Içara, e o retorno é sempre muito bacana por parte da população, afinal, quem gosta do povo está sempre próximo.