Pré-candidato a prefeito de Criciúma pelo PSD foi até a capital paranaense conferir de perto todos os detalhes sobre a implantação dos primeiros ônibus elétricos no município

Criciúma

Dando continuidade aos estudos sobre o projeto de modernização do transporte coletivo de Criciúma, por meio da implantação de ônibus elétricos, o pré-candidato a prefeito Vaguinho Espíndola (PSD) participou de uma visita técnica a Curitiba nesta segunda-feira, 15. Na oportunidade, conheceu todos os detalhes sobre o modelo de eletromobilidade que já começou a ser adotado pela capital paranaense, visitou as instalações e conversou com a equipe que faz a gestão do sistema.

Com a visita, conforme Vaguinho, foi possível conhecer a companhia de urbanização de Curitiba, bem como toda a metodologia e os estudos realizados para a implantação do transporte coletivo com ônibus elétricos na cidade. “Nos apresentaram como funciona o monitoramento e controle em tempo real que a companhia tem sobre estes veículos, como quantos quilômetros exatamente cada ônibus está fazendo e a quantidade de passageiros que roda a catraca. E o mais importante, também conhecemos todos os detalhes e qual foi o momento exato da definição pela aquisição destes ônibus”, elenca.

Para o pré-candidato a prefeito, além do monitoramento e controle, a organização do sistema é um dos pontos que mais se destaca, com departamentos bem divididos e atribuições bem definidas. “E quanto aos ônibus elétricos em si, o que mais chama a atenção quando você entra em um veículo desse é justamente que você nem se dá conta de que ele está ligado, de tão silencioso. É muita qualidade e geração de economia, tanto na questão financeira quanto na emissão zero de gás poluente”, reforça.

A equipe que recebeu Espíndola foi composta pelo coordenador do Transporte Coletivo de Curitiba, Alex Debertoli; pelo gestor da Área de Especificação e Inspeção de Frota, Celso Ferreira Lucio; pelo diretor de Operações, Aldemar Venanco Martins Neto; e pelo coordenador da Unidade de Controle Operacional, Clodoaldo Queiroz Valentim.