Desoneração na pauta

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, incluiu o projeto de reoneração gradual da folha de pagamento de 17 setores da economia (PL 1.847/2024) na pauta da sessão plenária desta terça-feira (16). Governo e senadores seguem nas negociações em torno da compensação da desoneração da folha. A proposta mantém a desoneração total neste ano e determina a reoneração gradual da tributação sobre a folha de pagamento de 2025 a 2027. Na prática, a proposta é defendida pelas entidades empresariais para assegurar que os setores não sejam prejudicados e que a indústria possa ter um impulso para ampliar a geração de empregos e, sobretudo, para melhorar os pagamentos. Na prática, no entanto, isso não ocorre. Os salários nestes setores seguem achatados e a propalada ampliação dos postos de trabalho também não sai do papel. Seja como for, este parece um assunto pacificado. O projeto vai ser aprovado e, aí, passado ele, o governo vai tentar encontrar uma alternativa para ampliar a arrecadação por outros caminhos.

No Rincão

Pré-candidato do PP, Giorgio Bertan aproveitou o fim de semana para circular pela Festa da Tainha. Acompanhado do deputado Zé Milton Schefer, ele aproveitou para conversar com a comunidade e ouvir as principais solicitações nas áreas da saúde, infraestrutura, turismo e desenvolvimento econômico.

Sem data

MDB ainda não definiu sua convenção para confirmar o nome de Henrique Guglielmi como candidato do 15 ao governo de Içara. Partido segue trabalhando nos bastidores para consolidar o nome entre a base do partido e mobilizar a militância para a campanha.

PL

No PL, a tendência é que o partido opte pela mesma estratégia em todo o estado. A legenda deve aguardar até o limite da legislação eleitoral para realizar suas convenções e confirmar a chapa de prefeito e vice. Em Içara, a tendência de coligação é PL, PP e PSD, com o PSD indicando o vice.

PSD

O 55 também ainda não tem uma data definida para a sua convenção. A informação é do pré-candidato Alex Michels. Segundo ele, uma reunião marcada para esta semana vai confirmar o dia e o horário do encontro.

Churrasco

CDL de Içara já definiu a programação especial para o Dia dos Pais na cidade. Consumidores que passarem pela cidade para anteciparem a compra dos presentes vão garantir cupons para concorrer a kits para aproveitar a data com churrasco. Oito clientes também receberão 150 reais em vale-compras para aproveitar o comércio da cidade. A expectativa, claro, é de crescimento nas vendas em comparação com o ano passado.

Segue atuando

Geovânia de Sá não está deputada neste momento. Com a volta de Carmen Zanotto para Brasília, ela retornou à sua condição de suplente, mas, apesar disso, segue em Brasília. Geovânia tem aproveitado espaço cedido pelo seu partido para trabalhar as questões regionais e se manter em contato com as principais lideranças da região. Ela aposta na eleição de Carmen em Lages para disputar.

Melhorou

O Brasil avançou na imunização infantil e conseguiu sair da lista dos 20 países com mais crianças não imunizadas no mundo. O dado faz parte de um levantamento do Unicef e da Organização Mundial da Saúde (OMS), lançado nesta segunda-feira, 15. Em 2021, o Brasil ocupava o sétimo lugar nesse ranking negativo e, em 2023, deixou de fazer parte da lista. Mesmo assim, a chefe de saúde do Unicef no Brasil, Luciana Phebo, avalia que, mesmo com essa melhora, ainda há muito o que fazer.

Parceria

A Unesc segue avançando em sua internacionalização. A universidade firmou parceria com a universidade da cidade espanhola de Sevilha e abre mais um espaço para intercâmbio acadêmico. “A parceria com a Universidade de Sevilha não é apenas um acordo formal; é uma aliança estratégica que reflete o nosso compromisso com a excelência acadêmica e a internacionalização. Por meio do acordo, os estudantes têm acesso a uma educação globalizada, que lhes permite vivenciar diferentes culturas e ampliar as perspectivas acadêmicas e profissionais. O intercâmbio de ideias e experiências proporcionará uma formação enriquecedora e diferenciada, preparando-os para os desafios de um mercado de trabalho cada vez mais globalizado”, cita a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta.