Jornal Gazeta inicia série de reportagens com os pré-candidatos às prefeituras de Içara, Balneário Rincão e Criciúma

18

Cuidadosamente elaboradas, as perguntas pretendem levar ao leitor as motivações que levaram os pré-candidatos a colocarem seu nome à disposição para o pleito

Alexandra Cavaler, repórter freelancer

O jornal Gazeta informa que nesta semana inicia uma série especial de entrevistas e reportagens com os pré-candidatos às prefeituras de Içara, Balneário Rincão e Criciúma. A proposta tem como objetivo levar aos eleitores uma visão mais abrangente e detalhada das propostas e objetivos dos políticos sobre questões fundamentais para os municípios aos quais estão na disputa eleitoral 2024.

Os pré-candidatos recebem as mesmas perguntas, as quais são direcionadas a áreas distintas garantindo, assim, ampla perspectiva para os leitores do jornal Gazeta. Não há uma ordem específica para a divulgação das reportagens, mas o periódico pretende trazer duas ou três vezes por semana os materiais completos.

Cuidadosamente elaboradas, as perguntas pretendem levar ao leitor as motivações que levaram os pré-candidatos a colocarem seus nomes à disposição à disputa, além de suas perspectivas para o futuro das cidades, o que precisa ser modificado ou melhorado, e as áreas as quais merecem mais atenção.

Assim, convidamos os leitores a ficarem ligados nas próximas edições do jornal Gazeta e, assim, acompanharem de perto as informações relacionadas à eleição 2024.

Acompanhe os prazos para definições eleitorais

A partir desta terça-feira, dia 16 de julho até 15 de agosto, e também nos três dias que antecedem a eleição, o Tribunal Superior Eleitoral poderá divulgar comunicados, boletins e instruções ao eleitorado, em até 10 minutos diários em emissoras de rádio e de televisão. Já entre os dias 20 de julho a 5 de agosto, partidos e federações poderão realizar as convenções partidárias para deliberar sobre coligações e escolher candidatas e candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. Após a definição das candidaturas, as agremiações têm até 15 de agosto para registrar os nomes na Justiça Eleitoral.

No dia 16 de agosto terá início a propaganda eleitoral. Até lá, qualquer publicidade ou manifestação com pedido explícito de voto pode ser considerada irregular e é passível de multa. O calendário eleitoral 2024, para os eleitores de cidades onde não deve ocorrer segundo turno, encerra no dia 6 de outubro, domingo, dia de registrar o voto na urna. A votação acontece das 8h às 17h, horário de Brasília. O segundo turno das eleições municipais será em 27 de outubro.

A diplomação dos eleitos e das eleitas deve ser feita até o dia 19 de dezembro, com a posse dos mesmos marcada para o primeiro dia de janeiro de 2025.