Nos três dias de festa, o público presente foi inferior aos dos anos anteriores devido ao tempo instável registrado no fim de semana
Balneário Rincão
O frio e a chuva atrapalharam, mas não espantaram o público que compareceu para prestigiar a 27ª edição da Festa da Tainha. O ponto alto da festa foi a gastronomia, pois as pessoas compareceram até o Balneário Rincão para saborear os pratos típicos a base da tainha. O casal criciumense Gilberto Mateus e Zenilda Egídio fizeram questão de se deslocar até o Balneário Rincão para prestigiar a festa. Esta é a segunda vez que eles vêm participar da festa. A primeira foi no ano passado. “Nós havíamos programado para vir aqui hoje e nem a chuva impediu”, falou Gilberto. Já a esposa Zenilda destacou que valeu a pena ter vindo na festa. “Esta tainha escalada está muito boa. Nem a chuva nos segurou”, pontuou Zenilda.
A praça gastronômica contou com 14 restaurantes, todos de Balneário Rincão. Um dos estabelecimentos participantes foi o Restaurante Rota do Peixe, onde foi servido uma das especiarias mais apreciada, que foi a tainha recheada na taquara. “Todos nós sabíamos que iríamos ter três dias de chuva, mas mesmo assim resolvemos enfrentar este desafio. Quem está de parabéns é este público que esteve aqui presente, pois enfrentou a chuva para vir aqui saborear a nossa gastronomia”, disse o chefe e pescador Marcos Farias.
Segundo ele, mesmo com o tempo ruim, não teve prejuízo, pois conseguiu cobrir as despesas. “Mesmo com todas as dificuldades, que deixar bem claro que fizemos o nosso papel, pois mesmo embaixo de chuva conseguimos preparar bem os nossos pratos para atender a todos que estiveram aqui. Eu não falo somente pelo meu restaurante, mas todos estão de parabéns por fazer a festa acontecer. Sem contar que as pessoas saíram elogiando pela qualidade da comida servida”, relatou.
Segundo o diretor da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, Rafael Serafim, a chuva já era esperada, mesmo assim a coordenação da festa resolveu por manter o evento até por conta das agendas dos artistas que foram contratados. “Os shows tiveram um bom público, até porque a arena de show foi com cobertura por toda a extensão, desta forma a chuva não conseguiu espantar o público, que se divertiu na sexta-feira com Elton e Everton e Filipe Araújo. No sábado, também tivemos bom público para prestigiar no sábado o Só Modão com Neguinho e Emanoel e o show da Banda Jeito Safado”, explicou Rafael.
Segundo o diretor, o público deste ano não superou o do ano passado, que era a expectativa da coordenação, mas pelo tempo chuvoso e frio a avaliação é de que a presença do publicou que compareceu agradou. “A chuva atrapalhou a programação nos três dias, pois pela consolidação da festa e a tradição de 27 edições, era para que tivéssemos mais de 60 mil pessoas, que foi o público de 2023. Mas queremos agradecer a todos que vieram até o Balneário Rincão prestigiar a Festa da Tainha”, avaliou Rafael.
As pessoas que compareceram na festa ainda puderam prestigiar os 35 expositores, que colocaram seus produtos e serviços nos estandes. Destaque para os estandes dos artesãos de Balneário Rincão, que tiveram um corredor próprio somente para expor as suas obras de arte. Também os estandes da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Balneário Rincão e da Apae, que estavam vendendo docinho e conseguiram comercializar todo o estoque.