A tônica da disputa

Na última segunda-feira, a Som Maior protagonizou o primeiro encontro com os candidatos que estão na pré-campanha pelo governo de Criciúma. Não foi um debate, mas a entrevista coletiva serviu para confirmar que Vaguinho Espíndola (PSD) e Ricardo Guidi (PL) serão antagonistas no que diz respeito às ideias que devem apresentar para a cidade e, naturalmente, os protagonistas deste processo. Ontem, nas redes sociais, Vaguinho aproveitou trechos da entrevista coletiva para subir o tom e alfinetar o adversário. Sem descer o nível, ele chamou o liberal de desinformado e o acusou de mentir aos criciumenses. “Dizer que UPA vai reduzir filas é mostrar desconhecimento em saúde pública. Falar em UPA pediátrica, as nossas UPAs já têm pediatras…” E teve tréplica. O pré-candidato do MDB, Paulo Ferrarezi, que tem na saúde seu principal mote, encaminhou áudio à imprensa e destacou que a UPA do Boa Vista é na verdade um 24 horas. “Tem elementos que precisam ser respeitados para se considerar uma UPA e não é o caso”.

Enquanto isso

Em Içara, o cenário segue ainda tumultuado. De consolidada mesmo a campanha do MDB e da prefeita. Os demais partidos ainda aguardam para se posicionar com relação ao processo eleitoral. Dalvania está entre Michels e o PP, mas deve mesmo fechar com Michels e deixar o antigo partido sem espaço na majoritária.

Saídas

Nos próximos dias, o cenário eleitoral vai provocar algumas despedidas de funções. Charles Cargnin deixa a comunicação de Içara para disputar vaga na Câmara. Fernando Casagrande sai da Cultura no Rincão. Ademir Honorato deixa o Deinfra e Alex Michels o gabinete de Júlio Garcia. Apenas para citar alguns dos nomes que vão se envolver de corpo e alma no processo.

Concurso

O governador Jorginho Mello anunciou nesta quarta-feira o lançamento de edital para o preenchimento de vagas na educação de Santa Catarina. Serão efetivados novos professores e profissionais para as áreas administrativas e pedagógicas, incluindo assistentes de educação, assistentes técnico-pedagógicos e especialistas. Os profissionais atuarão nas escolas estaduais de Santa Catarina. “Esse edital é um grande avanço para a nossa educação pública de Santa Catarina. Estou muito feliz com este momento em poder chamar mais profissionais que integrarão o quadro de servidores do estado. Tenho um compromisso com a educação elevando a régua. Temos a universidade gratuita, cursos profissionalizantes e a reforma das nossas escolas. É um conjunto de ações para melhorar a nossa educação”, afirmou o governador Jorginho Mello.

Internacional

A Unesc realizou na tarde desta terça-feira (25/06) a assinatura da parceria para a oferta de serviços educacionais com o Instituto Superior Politécnico da Caála (ISP-Caál) de Angola. Na prática, a universidade vai oferecer seis cursos de pós-graduação lato sensu (especialização) por meio de metodologia diferenciada com aulas em formato híbrido mediadas por tecnologias, no formato síncrono, para os professores daquela instituição. Dentre os cursos ofertados aos docentes angolanos estão: Educação 5.0: Metodologias, Estratégias Ativas e Inovação; Direito Empresarial; Farmacologia e Farmácia Clínica; MBA em Gestão de Negócios e Estratégia Competitiva; MBA em Finanças, Controladoria e Compliance; e Psicologia Organizacional e Saúde Mental no Trabalho.

No parque

Falando em Unesc, a universidade vai aos parques em uma série de ações que serão desenvolvidas a partir deste fim de semana. É a edição 2024 do ViverCom. Neste ano, o evento será no parque e com temáticas a cada mês. “Vamos começar com a saúde, passaremos pelo meio ambiente, pela cultura e por vários outros assuntos. Vamos prestar serviços e aproveitar cada vez mais os parques que são equipamentos importantes de promoção em saúde”, explica a professora Geiziane Laurindo de Morais. A primeira ação será sábado, a partir das 15 horas, no Parque da Prefeitura.

Emprego

Diversas oportunidades de trabalho serão oferecidas nesta sexta-feira (28), na Praça Coberta. A Vitrine de Empregos ocorrerá das 8h às 12h, atendendo o público, divulgando as vagas que estão disponíveis nas mais variadas áreas no mercado de trabalho, com a presença de empresas participantes e equipe da Secretaria de Ação Social. “Tendo em vista que muitos estão à procura de emprego e que há empresas com vagas disponíveis, estamos promovendo essa ação todo mês na Praça Coberta, como forma de fomentar a geração de empregos e fazendo os encaminhamentos ao mercado de trabalho, para quem sabe já saírem dali empregados”, pontua o secretário de Ação Social do município, Geraldo Echeli.