Fernando detido

O prefeito de Cocal do Sul, Fernando de Fáveri (MDB), e um servidor da prefeitura foram presos durante a segunda fase da Operação Fundraising, deflagrada na manhã de quarta-feira, 19. A ação foi realizada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) e pelo Grupo Especial Anticorrupção (Geac), em apoio à investigação da Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos do Ministério Público de Santa Catarina.

A operação visa desarticular uma possível organização criminosa, liderada por um grupo empresarial, suspeita de desviar recursos públicos e fraudar licitações. Essa organização, segundo a investigação, buscava recrutar agentes públicos e particulares para obter ganhos ilícitos em detrimento do patrimônio público. O advogado Marcos Rinaldi Fernandes, que representa Fernando, ressalta que a empresa em questão foi contratada para acelerar agendamentos em Brasília com líderes do governo federal. O contrato teria sido encerrado em função do serviço prestado não ter atendido às necessidades. Ele ressaltou ainda que o prefeito está colaborando 100% com as investigações, ciente de que não cometeu qualquer deslize e que ficou surpreso com o seu nome citado no processo. Além dele, aqui do Sul o outro nome citado é o de Edinho Bez, ex-deputado, que teve seu apartamento vasculhado em Brasília.

No mesmo horário

Enquanto rolava a operação do Gaeco em Cocal e em outras cidades de Santa Catarina, Ademir Magagnin estava no estúdio da Massa Fm. O ex-prefeito da cidade de Cocal confirmou sua condição de pré-candidato e antecipou o desejo de reeditar a chapa com o PSD. “Porque foi uma aliança que deu muito certo e fez muito bem para Cocal do Sul em dois mandatos”, justifica. Com a vida profissional estabelecida, Ademir admitiu que não pensava em voltar ao Paço, mas que foi convencido pelo eleitor. “Minha família também tentou me demover da ideia, mas o eleitor pediu, esse desejo deles em que eu fizesse algo bom por Cocal, falou mais alto”. Durante a entrevista ele evitou criticar a atual administração, mas disse que pode fazer mais. “E a minha consciência sobre isso é o que me fez correr atrás da minha candidatura e consolidá-la”.

Na conta

Governo de Içara depositou na conta dos servidores nesta quarta-feira 30% do seu salário. Com a medida, a Administração Municipal injetou R$ 2.029.858,67 na economia local. O restante do benefício será pago no mês de dezembro. “É uma boa notícia para o nosso comércio. Pedimos aos servidores que valorizem quem investe aqui e ajudem a movimentar a nossa economia. É o quarto ano consecutivo que antecipamos parte do 13º ainda antes do prazo determinado, sempre trabalhando com zelo e transparência com o dinheiro público”, observa a prefeita Dalvania Cardoso, que repete a prática adotada em anos anteriores.

Aborto

Depois de toda a repercussão, o PL do aborto vai ficar para o semestre que vem. Decisão anunciada pelo presidente da Câmara, Arthur Lira, nesta terça-feira (18). Lira que, na semana passada, defendeu a urgência da proposta, aliás, pautou e permitiu a votação e aprovação do requerimento de urgência. Agora, depois de reunião de líderes e com outras bancadas, anunciou o adiamento das discussões para o segundo semestre, após o recesso parlamentar, sem pressa, segundo ele, que anunciou também que vai criar uma comissão representativa.

Na praça

Unesc vai para a praça neste sábado com seu curso de Ciências Contábeis. Ao longo de toda a manhã, alunos e professores vão esclarecer dúvidas da população sobre INSS, FGTS e as leis e responsabilidades dos MEIs.

De chapa pura

PP de Criciúma caminha cada vez mais para uma definição de disputar o processo eleitoral com chapa pura. Assunto já vem sendo tratado nos bastidores do partido. Entendimento é que o processo será equilibrado e aberto para todos os candidatos.

Em Urussanga

Secretário de Assistência Social foi demitido depois de invadir sessão da Câmara, atacar e ameaçar o vereador Luan Varnier. Reação do prefeito Jair Nandi foi imediata, mas evidencia o nível de tensão e de ódio político que pauta o dia a dia em Urussanga.