Chuvas intensas elevam riscos de desastres na região, que já vem de meses com muito aguaceiro

Da Redação

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um alerta de risco muito alto para deslizamentos e inundações nas cidades do Extremo-Sul catarinense, devido às chuvas intensas registradas no último fim de semana. O alerta foi reforçado ontem (17), com previsão de mais 50 a 70 mm de chuva até hoje (18).

Segundo a Defesa Civil, os deslizamentos podem ocorrer mesmo sem chuvas adicionais, devido à saturação do solo. “A situação é crítica, principalmente nos municípios próximos à divisa com o Rio Grande do Sul”, afirmou um representante da Defesa Civil.

Até a manhã de ontem, acumulados significativos de chuva foram registrados: 363 mm em Praia Grande, 237 mm em Balneário Gaivota e 234 mm em Sombrio. A atuação de uma frente fria com umidade do oceano foi a principal causa das chuvas intensas, afetando principalmente as bacias hidrográficas dos rios Mampituba e Araranguá.

Nos municípios de Praia Grande e São João do Sul, o rio Canoas transbordou, causando inundações. Em São João do Sul, 16 pessoas estão desalojadas e 12 vias foram interditadas. Em Praia Grande, 20 casas foram atingidas e quatro comunidades estão isoladas. Araranguá e Sombrio também registraram alagamentos e deslizamentos, isolando diversas comunidades.

A Defesa Civil recomenda que a população se mantenha informada sobre as condições meteorológicas e siga as orientações de segurança: evitar trafegar em áreas alagadas, não transitar em pontes submersas, e estar atento a sinais de deslizamentos, como inclinação de postes e rachaduras em muros.

Para receber avisos da Defesa Civil via SMS, os moradores podem cadastrar seus CEPs enviando uma mensagem para o número 40199. Acompanhe diariamente os avisos e boletins no site oficial da Defesa Civil de Santa Catarina para mais informações.