De volta

Um dos nomes mais tradicionais e combativos da política de Criciúma está de volta às urnas. O ex-vereador e ex-deputado José Paulo Serafim confirmou nesta quinta-feira sua pré-candidatura ao poder legislativo da cidade. “Eu vinha sendo provocado e convidado pelo partido, mas estava aguardando pela definição do meu médico”, conta Zé Paulo, que segue onde sempre esteve, filiado ao Partido dos Trabalhadores. Zé Paulo garante que está com disposição para colaborar com o processo, com o debate sobre as necessidades do município de Criciúma e na reestruturação do PT na cidade. “Diferente do que pregam, a esquerda não está morta. Prova disso é que na última eleição o presidente Lula fez 30% dos votos na cidade. Vamos para um processo com um bom candidato ao governo, com uma grande nominata e com muita vontade de ajudar a cidade”.

Salvaro, Vaguinho e Bolsonaro

O prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, e o pré-candidato a prefeito Vaguinho Espíndola convidaram o ex-presidente da República Jair Bolsonaro a vir a Criciúma nos próximos meses. Os três se reuniram nesta quarta-feira em Brasília. Bolsonaro afirmou que ainda não sabe se virá a Criciúma no período eleitoral, mas se comprometeu a visitar o gabinete do prefeito Clésio Salvaro caso venha à cidade. Foi uma ação no melhor estilo furo de reportagem, que os dois aproveitaram para fazer o maior barulho possível nas redes sociais.

A reação

Pelos lados de Ricardo Guidi, assessores trataram de acionar o comando do PL. A informação do fim de tarde falava em nota justificando que o ex-presidente Bolsonaro teria gravado o vídeo sem estar muito ciente do contexto.

Repito

Sem entrar no campo das estratégias de trincheira, mas esse cenário reforça aquela tese que já defendi recentemente. Por ora, o processo pré-eleitoral da cidade ainda não colocou na pauta o que realmente importa. Ser bolsonarista ou não em nada muda o dia a dia do cidadão. O que vale em uma campanha, ou o que pelo menos deveria valer, são os debates sobre o que de fato muda a vida do cidadão pagador de impostos.

Emocionada

Dalvania Cardoso falou emocionada na quinta-feira na Massa FM sobre o prêmio que recebeu em Brasília da Fundação Abrinq pelos direitos da criança. Fez questão de ressaltar que nunca antes na história de Içara isso havia acontecido. Lembrou que dobrou o investimento nas crianças e que o prêmio fez a régua e a responsabilidade subirem.

Polêmica

Avança na Câmara a proposta que equipara o aborto de gestações acima de 22 semanas ao homicídio, inclusive em casos de estupro. O requerimento de urgência foi aprovado em votação simbólica, e o texto do projeto pode agora ser apreciado diretamente em plenário nas próximas semanas. A votação simbólica foi acordada com os líderes, segundo o presidente da Casa, Arthur Lira. O projeto do deputado Sóstenes Cavalcante, do PL do Rio de Janeiro, altera o Código Penal. Mulheres com gestações acima de 22 semanas que realizarem um aborto podem pegar penas que chegam a 20 anos.

STF

O Supremo Tribunal Federal definiu na quarta-feira (12) que a correção do saldo do FGTS, Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, precisa garantir a cada ano, no mínimo, a inflação. O julgamento analisou uma ação de 2014 do partido Solidariedade. A sigla alegava que a correção do FGTS pela Taxa Referencial, que gira em torno de zero, mais juros de 3% ao ano, não acompanha a inflação desde 1999. Mesmo com a distribuição dos lucros criada em 2017, a situação não mudou.