Em Balneário Rincão, para instruir as crianças e adolescentes sobre a importância da preservação e como a água chega tratada às residências, serão levadas 200 crianças para conhecerem a estação de tratamento do município. Além disso, 650 alunos receberão palestra sobre a preservação dos recursos hídricos e sobre a estação de tratamento, que será apresentada pelo engenheiro ambiental Paulo Amboni.

O lixo depositado no oceano e a importância da preservação da água das lagoas também serão temas apresentados na palestra.

“A conscientização é o melhor caminho para a preservação. Inserir desde a pré-escola a questão educação para uma vida sustentável é fundamental. Mostrando às crianças como preservar, podemos diminuir significativamente os estragos que vêm sendo causados à natureza”, explica Lidiane Lessa, secretária municipal de Educação.

Nos demais dias do ano, outras atividades relacionadas ao meio ambiente também são realizadas. De acordo com a secretária, os professores repassam para as crianças, através de atividades, a importância da preservação dos oceanos, com projetos executados na beira-mar.

“Para que elas saibam como agir em relação a essa preservação, procuramos repassar a nossas crianças que os problemas relacionados à poluição são resultados de nosso comportamento e que a conservação também das águas do mar pode interferir e muito em nossa vida diária”, conta Lidiane.

 

Lixo nos mares

 

A preocupação com a qualidade da água dos oceanos também é tema relevante quando se trata do Dia Mundial da Água. De acordo com Morgana Cirimbelli Gaidzinski, bióloga e coordenadora do Museu de Zoologia da Unesc, o consumo diário mais consciente em relação a alguns produtos que poderão comprometer a qualidade das águas, como o plástico, além do descarte de resíduos domésticos de forma adequada são ações que contribuem para a preservação do meio ambiente e da biodiversidade.

“Hoje recebemos no museu da Unesc um número significativo de animais, principalmente tartarugas marinhas, com a presença de lixo em seu estômago. Na maioria dos casos o material encontrado é plástico”, revela Morgana.

As ações voltadas à conscientização também têm a intenção de ensinar aos jovens sobre o papel que eles irão exercer no futuro na sociedade e trazer essa responsabilidade com o meio ambiente desde cedo. “As crianças e os jovens podem mudar o curso dessa história. Por meio da educação e do conhecimento e principalmente pela aplicação prática em suas vidas diárias as coisas se tornam possíveis”, projeta a bióloga.

 

Alunos de Içara farão visita em nascente na Vila São Pedro

 

Os alunos da escola São Rafael, do bairro Terceira Linha farão visita a uma nascente de água localizada na Vila São Pedro, em uma propriedade privada. A ação promovida pela Fundação do Meio Ambiente de Içara (Fundai) é realizada em alusão ao Dia Mundial da Água, comemorada em 22 de março.

“Ali mesmo no local da nascente, serão feitas palestras e explicações sobre a importância da preservação da nascente e de que forma podemos preservar uma nascente”, comenta a responsável pela educação ambiental e setor de coleta seletiva da Fundai, Taynan Toretti.

“Também falaremos sobre a cultura orgânica e como ela interfere direta e indiretamente nos recursos hídricos e no meio ambiente de maneira positiva”, acrescenta. No encontro, uma empresa da cidade e a Cooperativa de Agricultura e Pesca Familiar de Içara (Coopafi) estarão presentes.

A empresa irá entregar copos reutilizáveis. “É importante a gente já incumbir nas crianças e nos adolescentes a importância da preservação dos recursos hídricos agora, para que a longo prazo a gente ainda tenha recursos naturais preservados no município”, considera Taynan. “É um trabalho feito aos poucos, mas tudo que a gente faz é válido para instruir as crianças sobre a responsabilidade de preservação”, completa.