Agenda: neste sábado, haverá Dia D da poliomielite

6

Unidades de saúde dos municípios estarão abertas em período de dia de semana para imunização

Criciúma, Içara e Balneário Rincão

Todos os municípios da região Sul realizarão o Dia D da Vacinação contra a Poliomielite neste sábado (8) com o objetivo de aumentar a cobertura vacinal e prevenir a doença. A campanha de vacinação contra a doença começou no dia 27 de maio e seguirá até o dia 14 de junho. A meta é vacinar, no mínimo, 95% do público alvo, crianças com até quatro anos. A expectativa da campanha é reduzir o número de crianças não vacinadas e o risco de reintrodução do poliovírus no Brasil, além de reforçar medidas para erradicação da doença.

No Rincão

Balneário Rincão fará o Dia D de vacinação para atendes as famílias que não conseguiram levar os filhos aos postos de vacinação durante a semana, a Secretaria de Saúde estará com todos as unidades de saúde aberta das 8h às 17h. A secretária de Saúde de Balneário Rincão, Daiane Cardoso, explica que a realização do Dia D de vacinação é para reforçar a campanha.

Para a secretária Daiane Cardoso o objetivo da campanha é aumentar as coberturas vacinais e ampliar o acesso às vacinas poliomielite. “A vacinação é a única forma de prevenção contra a poliomielite, também chamada da paralisia infantil. Por isso, pedimos aos pais ou responsáveis que levem as crianças ao posto mais próximo para que elas não sofram com as sequelas de doença imunopreviníveis”, ressalta a secretária.

Em Criciúma

A Secretaria Municipal de Saúde de Criciúma realizará o “Dia D” para crianças menores de cinco anos. Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade estarão abertas das 8h às 17h, e haverá também ações na Praça Nereu Ramos, com as equipes da UBS Centro Dr. Antônio Pazini aplicando as vacinas. Os responsáveis devem levar a caderneta de vacinação e um documento de identificação da criança.

Até o momento, foram aplicadas 665 doses da Vacina Oral da Poliomielite (VOP) em crianças acima de um e menores de cinco anos em Criciúma. O público-alvo estimado para receber a dose (gotinha) nesta faixa etária é de 10,7 mil crianças, representando uma cobertura aproximada de 6,2%.

Em Içara

As Unidades de Saúde da Família (USFs) de Içara na campanha são as dos bairros Presidente Vargas, Liri, Jaqueline, Aurora, Vila Nova I, Boa Vista, Esplanada, Primeiro de Maio, Jardim Elizabete, Raichaski e Nossa Senhora de Fátima.

Presidente Vargas e Vila Nova estão atendendo em horário estendido até sexta-feira das 16h às 20h, para proporcionar mais comodidade aos pais, como observa o secretário de Saúde de Içara, Gustavo de Jesus. “São as duas unidades das pontas da cidade, que poderão receber os pacientes de outros bairros.”

O público-alvo da campanha abrange crianças com idades entre um e quatro anos completos. A coordenadora da Atenção Básica da Secretaria de Saúde, Shirley Gazola, ressalta a importância da imunização para a prevenção da reintrodução do vírus no Brasil. “Não é porque erradicamos a doença no passado que devemos relaxar. É um dever de cidadão mantermos a vacinação dos nossos filhos em dia.”

Dados do Brasil

O Brasil não registra casos de poliomielite desde 1989 e, cinco anos depois, em 1994, recebeu a certificação de área livre de circulação do poliovírus selvagem. No entanto, no ano passado, o país foi classificado como de alto risco para a reintrodução do poliovírus pela Comissão Regional para a Certificação da Erradicação da Poliomielite na região das Américas.